rdb_NEDS_header

“Neds – Jovens Deliquentes”

Os rapazes cool do bairro

“Neds” conta com o argumento e realização de Peter Mullan, que também realizou “Trainspotting”, filme independente que marcou uma geração dos anos 90 e deu a conhecer ao mundo o talentoso actor Ewan McGregor.

Desta vez Mullan mostra-nos um drama violento, ambientado num universo juvenil em que o não ser o que se acha que se quer ser pode levar a caminhos muitas vezes sem volta. Assistimos à transformação de John McGill (Connor McCarron) de aluno brilhante a pequeno delinquente.

Na Glasgow dos anos 70 observamos a influência que o contexto social e familiar tem sobre a adolescência, neste caso a de um jovem proveniente de uma família disfuncional, um pai alcoólico interpretado pelo próprio realizador, uma mãe reprimida e um irmão com problemas com a lei; o facto de que nesta idade a popularidade não está no sucesso académico mas no que os grupos definem como cool. As suas origens e a necessidade de pertença vão levá-lo a envolver-se em lutas de gangs e em pouco tempo a sua personalidade passa de um extremo ao outro.

O filme está bem conseguido. Embora linear e previsível, tem uma certa ambiguidade no final, mas podia ter explorado mais o lado fantasioso de forma a enriquecer a intensidade dramática da história.

Em exibição no Espaço Nimas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This