3

New Nintendo 2DS XL | Análise

A oportunidade perfeita

A família de consolas portáteis da Nintendo prepara-se para receber um novo membro que ficará disponível, já a partir do dia 28 de Julho. A New Nintendo 2DS XL, por enquanto, só poderá ser adquirida com as combinações de Branco+Laranja ou Preto+Turquesa, mas seguramente que no futuro irão haver edições especiais com um look ainda mais vistoso. Face ao recente lançamento da nova consola Nintendo Switch e à sua fórmula de sucesso que não só faz dela uma óptima consola de sala mas também a mais poderosa handheld do mercado, o regresso à família de portáteis da Nintendo pode fazer confusão para alguns. No entanto, se recordarem o fantástico catálogo de jogos lançado até agora e se considerarmos os títulos que ainda estão por chegar, depressa começa a fazer-se luz nas mente dos mais cépticos. Mas não é só isso que faz do lançamento desta consola uma das decisões mais pertinentes que a Nintendo tomou nos últimos tempos.

O modelo que recebemos para análise foi o Preto+Turquesa e em verdade vos digo que, assim que o retirei da caixa e o comecei a manusear, me apercebi que estava perante algo de muito especial e só ajuda que este artigo seja escrito por alguém que deu o salto entre a já velhinha Nintendo 3DS XL (notem a ausência do New) para esta versão. O peso foi logo o primeiro aspecto que se fez notar. A consola é extremamente leve e confortável de utilizar. Os 260 gramas que dão forma a este novo sistema, facilmente me convidaram a várias horas de jogo e as minhas mãos não sofreram com isso.

Uma vez que o nome desta portátil se faz acompanhar pelo prefixo New, é seguro afirmar que os jogadores poderão contar com as principais características que acompanham estes modelos; desde uma capacidade de processamento mais refinada (sobretudo quando comparada com a das anteriores gerações da família de portáteis da Nintendo), às novas opções de controlo, como os novos botões ZL/ZR e o manípulo C. O armazenamento continua expansível graças aos cartões microSD e também a compatibilidade com amiibos continua a ser uma realidade, com o ecrã táctil inferior a incorporar o sistema de NFC que permite à consola detectar estas figuras e consequentemente dar acesso a novas formas de usufruir dos jogos (que sejam compatíveis com este sistema, claro).

Por falar em jogos, de modo a que pudéssemos avaliar como se comporta a consola com um título mais recente, a New Nintendo 2DS XL trazia pré-instalado o Ever Oasis, que já tenho estado a analisar mas na Nintendo 3DS XL que já possuía. Se já nesta plataforma o grafismo deste JRPG era bastante apelativo, assim como a acção que se desenrolava no ecrã, na New Nintendo 2DS XL a fluidez com que tudo acontece é notável. O ecrã de 4,88 polegadas desta consola só ajudou a que o jogo ganhasse toda uma nova vida e esplendor neste sistema e bastou mais isso para que ficasse rendido de vez a esta consola.

Tudo o que aqui descrevi é mais do que certo e sabido para um possuidor de uma New Nintendo 3DS, pelo que é para aqueles que ainda não deram o salto para esta geração que este novo sistema se dirige. Não ligam muito à funcionalidade 3D e procuram um novo sistema compatível com todos os títulos até agora lançados para a família de portáteis da Nintendo e com os que ainda estão por vir? Uma compatibilidade que engloba, claro, não só os jogos da consola virtual mas também todos os exclusivos? Um sistema que, desprovido da funcionalidade 3D, fica ao preço de 150 euros mas com carregador incluído? O caso muda claramente de figura e mostra-se não só aliciante para os jogadores que como eu não deram este salto mas também para os que nunca deram, de todo, o salto para as consolas portáteis da Nintendo!

Dizer que esta consola se trata apenas de uma New Nintendo 3DS só que sem a funcionalidade 3D, parece-me redutor. Ainda que para muitos seja praticamente isso, aos meus olhos, mais do que o hardware que a compõe e o software que lhe dá vida e longevidade, é a oportunidade perfeita que esta consola proporciona que fala mais alto. Uma oportunidade que convida os jogadores retidos em gerações anteriores a desfrutar dos seus jogos num sistema superior, bem como dos exclusivos mais recentes. Mas sobretudo, uma oportunidade que, a um preço bem mais em conta, pisca os olhos aos que sempre quiseram mas nunca tiveram a oportunidade de possuir uma destas consolas. Se este é o teu caso prepara-te para tirar partido do seu impressionante e vasto catálogo de jogos – que inclui títulos para a consola virtual, exclusivos da mais recente geração e muitos outros jogos ainda por lançar. Se já tens uma New Nintendo 3DS, esta consola não é para ti. Todas estas novidades e funcionalidades, já tu as conheces de trás para a frente e de frente para trás e convenhamos que estás mais do que bem servido. Mas se ainda não deste o salto para a actual geração de portáteis da Nintendo, a New Nintendo 2DS XL vai assentar perfeitamente nas tuas mãos e, ao oferecer-te horas e mais horas de diversão, nunca mais vai de lá sair!

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This