NOVAS DRAMATURGIAS CONTEMPORÂNEAS

De 15 a 17 de Novembro o São Luiz acolhe e co-produz com o Colectivo 84, os “Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”. Os Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas ocuparão durante 3 dias todo o espaço do teatro numa iniciativa única. “Actores e encenadores irão ler textos inéditos dando assim a conhecer um vasto painel de tendências estilísticas e processuais de escrita para teatro.” Neste projecto estão envolvidos artistas e dramaturgos, assim como estudantes de artes performativas, de todo o país.

Entre debates, conversas e seminários, os textos e as leituras serão o elemento central dos encontros, criando-se assim a oportunidade de dar a conhecer a variedade de tendências estilísticas e processuais da escrita para teatro. Os Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, cuja missão é promover e divulgar as dramaturgias do nosso tempo, desenvolvem-se em parceria com a iniciativa “Corps de Textes Europe”, plataforma de difusão de novos autores para palco. Esta parceria permite que o trabalho feito e apresentado se debruce não só sobre a dramaturgia portuguesa como tanta sobre a europeia alargando o âmbito e expressão interventiva destes encontros.

Da programação intensa dos três dias destacam-se a conferência “Do texto para palco ao palco para texto” de Bruno Tackels (França/Bélgica); “As Leituras Performativas Dentro e Fora do SLTM” com textos inéditos de José Maria Vieira Mendes, Mickael de Oliveira, Tiago Rodrigues, Ana Mendes, André Murraças, Armando Nascimento Rosa, Miguel Castro Caldas, Paulo Castro, Pedro Eiras, entre outros. As encenações dos textos inéditos e de outros textos estão a cargo de Jorge Silva Melo, Nuno M. Cardoso, Pedro Gil, John Romão, Luís Mestre e Francisco Salgado. Destacamos ainda as Leituras de “Medo Cósmico ou o dia em que Brad Pitt ficou paranóico”, de Christian Lollike, dirigida por Jorge Silva Melo e “Nós éramos novos então” de Fréderic Sonntag (presente no evento), dirigida por Miguel Loureiro. Entre outros estarão presentes Rui Pina Coelho, Eugénia Vasques, Fernando Matos de Oliveira, Maria João Brilhante, Nelson Guerreiro e Abel Neves.

A direcção artística dos encontros está a cargo de Mickael de Oliveira e John Romão (Colectivo 84).



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This