“O Jogador” por Gonçalo Amorim no São Luiz

Em Maio, o São Luiz volta à criação própria, desta feita com uma encenação de Gonçalo Amorim, “O Jogador “de Fiódor Dostoiévski. “O Jogador” estará em cena na Sala Principal de 5 a 21 de Maio, de quarta a domingo. “A história decorre em Roletemburgo, num hotel, na Alemanha, num ambiente de casinos. A nossa inspiração manter-se-á nesse universo e é essa a imagética em que mergulhamos”, dizia o encenador Gonçalo Amorim no início desta temporada e antes do trabalho d’O Jogador se começar a precipitar e a concretizar. Este é um espectáculo fruto de um processo longo, pelo qual passam a adaptação da obra literária do autor russo Fiódor Dostoiévski (a cargo de Emília Costa) e um clube de leitura que permitiu alargar o processo além da equipa criativa.

Hoje, volvidos vários meses e na fase quase final de construção desta peça, Gonçalo Amorim reflecte: “Em O Jogador, espectáculo em quatro episódios construído a partir do romance de Dostóievski, há um trabalho sobre o tempo: tempo nosso que dividimos a acção do romance em episódios e lhe brincamos com os momentos de aceleração e de suspensão, deixando-nos absorver pela intriga. Tempo das personagens que se encontram em Roletemburgo, espaço aparte do mundo, organizado em torno da vertigem da Roleta. E tempo da Cidade, a quem propusémos um Clube de Leitura que durou vários meses, e a quem agora desafiamos que se organize como melhor lhe convier e participe num espectáculo de teatro em formato blockbuster. (…)”.

E este é também um trabalho sobre o vício, mas não só o vício da roleta e do jogo. O vício formula-se no formato: esta peça de teatro assume o formato ‘série’. São quatro episódios que podem ser vistos em sequência, ou não, só de uma vez ou não.

“O Jogador” é encenado por Gonçalo Amorim, tem música original de Paulo Furtado (the legendary tigerman) e Rita Redshoes, e conta com interpretação de António Fonseca, Carla Galvão, Carla Maciel, Duarte Guimarães, Iris Cayatte, Joana de Verona, João Villas Boas, Mónica Garnel, Nicolas Brites, Raquel Castro, Romeu Costa, Vânia Rovisco.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This