Olga Roriz em Coimbra: “Electra” abre programação

Olga Roriz inicia a residência artística da sua companhia em Coimbra esta terça-feira à noite, com a apresentação do solo “Electra”, que ela própria interpreta.

“Electra” estreou em 2010, em co-produção com o Teatro Nacional de São João. É um dos mais recentes espectáculos a solo criados e interpretados pela coreógrafa, que assume este tipo de peças como momentos “de encontro e confronto consigo própria”. Os seus solos, afirma, nascem de “uma urgência, de uma evidente necessidade”, da invasão de uma ideia que se instala e a impele a um desafio sem retorno.

Em Electra – a misteriosa e contraditória figura da mitologia grega – Olga Roriz encontra “a inquietação latente” que percorre todo o espectáculo. “É uma mulher que não pensa nem sente. Ela tortura-se, obriga-se, anula-se… Castiga-se a passar o tempo congeminando uma nova forma de agir, de estar, de se lamentar, de se preparar, de lutar… de jamais se esquecer”, escreve a coreógrafa no texto “A minha Electra”, que apresenta o espectáculo.

“Dispondo-se” em palco, como mulher e criadora, Olga Roriz apresenta-nos um espectáculo onde “não há resignação, não há desistência, apenas por vezes uma espécie de falso e tranquilo abandono. Ela [a sua Electra] mostra sem pudor a sua força e a sua fraqueza, a sua nobreza e a sua humilhação”, afirma a coreógrafa.

A apresentação no Teatro da Cerca de São Bernardo (dia 18, às 21h30) dá início à residência artística da Companhia Olga Roriz, organizada pel’A Escola da Noite, companhia residente e programadora deste espaço. Até 26 de Outubro, o público vai ainda poder assistir a mais dois espectáculos – Nortada, a 21 e 22, e PETS, a 25 e 26 – e disfrutar de um programa que inclui uma masterclass, exibição de filmes, uma exposição de fotografia e conversas com os espectadores.

Os bilhetes para os espectáculos estão já à venda e podem ser reservados por telefone (239 718 238) ou e-mail (geral@aescoladanoite.pt). Os preços variam entre os 6 e os 10 Euros (na compra para um só espectáculo) e os 15 e os 24 (bilhete geral para os três espectáculos).



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This