rdb_pecacoracao

Peça do Coração: For Him, a new fragrance By Mariana Tegner Barros

No seguimento de uma relação iniciada em Novembro de 2012 entre Mariana Tengner Barros e a ZDB  que irá ser aprofundada nos próximos meses, através da residência e apresentações de ´Retrospectiva´  - co-criação com Raquel Castro – a estrear em Junho deste ano, o Negócio apresenta: Peça do Coração: For Him, a new fragrance By Mariana Tegner Barros.

PEÇA DO CORAÇÃO é um projecto que Mariana Tengner Barros pretende desenvolver para sempre. O objectivo é recriar ciclicamente (até ao fim da sua carreira, curta ou longa) o conceito inicial do projecto nascido em 2008, que explora as dinâmicas de solo e coro, e as múltiplas relações entre a singularidade e a pluralidade, assim como o termo vasto e polissémico de “coração”, desde a sua encenação iconográfica para a representação da paixão e do amor à sua função vital – de bomba do corpo. PEÇA DO CORAÇÃO – FOR HIM A NEW FRAGRANCE BY MARIANA TENGNER BARROS, descentrada da necessidade autobiográfica da versão anterior, entrega-se à presença de intérpretes exclusivamente masculinos, e reinventa a sua expressão através de Cláudio Vieira, John Romão e Tiago Cadete.

“O termo fragrância surge da vontade de pensar o modo como os afectos são mercantilizados, isto é, como o amor se fossiliza em mercadoria promovida em saldos.

Se o amor é cego, porque não vê nada através dos olhos do poder, não esperemos que este venha a julgar ou governar, pois ignora as relações de troca: basta-se a si mesmo, como cornucópia sexual da abundância.

Todavia, a mística da vida desapareceu, apenas restou a sua ausência, nem há motivos para a viver, apenas as razões sufocantes do imperialismo mercante que nos cerca. A realidade da vontade de viver não está de acordo com estes amores que vendem perfumes, nem em sintonia com a eficácia da transacção do desejo através de outras formas sofisticadas e artificiais, que se podem comprar e possuir, e que nascem do remoque fabril. Mariana procura esta paisagem psicossomática, que constantemente se modifica de acordo com a colisão entre os desejos do coração e as suas falsificações, e que reflectem, através de todos os órgãos do corpo, os ecos de castração comercial.

For Him procura o aroma iníquo deste tempo em que as dívidas são reclamadas e devem ser pagas, em que os direitos são mutuamente acordados como obrigações a pagar juros, e em que a troca de beijos encontra paralelos com a troca de presentes, por aqueles que sentem a paixão a definhar. Esta é a fragrância do tempo em que o amor se queixa de ter gasto todos os seus recursos, enquanto lamenta elaborar declaração de falência, a paixão naufraga, o afecto declina em negócio e a amizade em denúncia”.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direcção artística: MARIANA TENGNER BARROS
Co-criação e interpretação: CLÁUDIO VIEIRA, JOHN ROMÃO e TIAGO CADETE
Figurinos/Vídeo/ foto de postal: ANTÓNIO MV
Acompanhamento dramatúrgico: MICKAEL DE OLIVEIRA
Sonoplastia: FILIPE LOPES / JOÃO FERRO MARTINS
Desenho de luz: NUNO PATINHO
Menina da harpa: DIANA FRANCÊS
Senhor das pipocas: RICARDO VARELA

Produção: EIRA
Direcção de Produção e Difusão: RUI SILVEIRA
Produção Executiva: SARA MACHADO
Assessoria Administrativa e Secretariado: VÂNIA FARIA
Co-produção:FESTIVAL TEMPS D’IMAGES – DUPLACENA

Projecto financiado pela FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN – APOIO À DANÇA
Apoios: O ESPAÇO DO TEMPO, FORUM DANÇA, A CASA DO CARNAVAL

Agradecimentos : NUNO MIGUEL, FRANCISCO CAMACHO, COLECTIVO 84, FILIPE LOPES, FRANCISCA SANTOS, ANTONIA BURESI

NEGÓCIO Programação Marta Furtado | Comunicação Daniela Ribeiro | Imagem Sílvia Prudêncio | Apoio Técnico Cristiano Nunes | Acolhimento Carlos Alves | Manutenção Emília Pereira

A EIRA e a ZDB são estruturas apoiadas pelo GOVERNO DE PORTUGAL – SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA / DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES
NEGÓCIO: Rua de o Século nº9 porta 5, Lisboa

Entrada: 7.5€ | Entrada estudantes em grupo: 5€

reservas@zedosbois.org | tel: 213430205



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This