rdb_cartaspostais_header

“Cartas, Telegramas e Postais” @ Negócio

Mensagens extraviadas de um qualquer herói.

Uma performance sobre comunicação. Sem lugar, sem país, sem língua, sem rosto, a comunicação percorre o tempo cénico com inspirações autobiográficas de Maria Gil, que durante uma residência artística na cidade espanhola de Huesca, reuniu um conjunto de seis cartas, quatro postais e 64 telegramas, todos eles enviados por correio para destinatários reais durante o período de Abril e Maio de 2009.

Na sua actuação, escolhe contracenar com Gisella Mendonza, como seu alter-ego. A sua escolha é traduzida pela nossa necessidade de criar personagens fictícias a partir de nós “quer seja por escolhermos revelar uma faceta escondida da nossa personalidade, utilizando máscaras de nós mesmos, quer seja por escolhermos alguém em quem depositar a nossa absoluta confiança na certeza de que este pensará e agirá como nós próprios pensaríamos ou agiríamos”.

A acção desenvolve-se em função da sua fuga como identidade secreta que estaria ameaçada, por isso, as cartas servem como evasão e subterfúgio para o seu raciocínio e pretexto para falar de si própria, levando à reflexão sobre a sua “liberdade ou alienação?”.

O espectáculo, faseado em três partes, conta com uma introdução, de uma pequena performance de Monika Frycova, e termina em ascensão, na relação de intimidade da protagonista heróica com o público, mediante a sua (do público) própria visão acerca da “M”.

Apesar do seu título se remeter a meios de comunicação, serve-se deles como veículos para transmitir a sua mensagem, proclamada em várias línguas e representada por três performares, com diferentes nacionalidades. Em última análise, as suas cartas não têm destinatário único, nem morada, mas sim, o espectador colectivo e o público sem nacionalidade.

Fotografia de Bruno Simão.

Cartas, Telegramas e Postais
De Maria Gil
De 3 a 12  de Novembro de 2010_Quarta a Sábado e Quarta a Sexta às 21.30h
NEGÓCIO R O Século nº 9 Porta 5
Entrada: 7,5€  | Estudantes em grupo:5€
Reservas| TEL_213430502
A bilheteira no NEGÓCIO abre 30m antes do inicio da apresentação



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This