“Poesia para todo o ano” | Luísa Ducla Soares (selecção e prefácio)

“Poesia para todo o ano” | Luísa Ducla Soares (selecção e prefácio)

De pequenino se poetisa o menino

Nos tempos modernos, já se sabe que é difícil manter a gente jovem numa relação de delírio com a leitura quando, na luta pela captação do interesse, estão coisas mais imediatas como a televisão, as consolas ou o facebook. Quanto aos mais pequenos, ainda vai sendo mais ou menos fácil manter o fascínio pelas histórias, contadas, na maior parte das vezes, antes da chegada dos sonhos.

Para além do deleite que as ilustrações provocam nos mais novos, é muitas vezes a musicalidade das palavras que prende a sua atenção, como pequenas canções ou lengalengas que vão povoando o seu imaginário. “Poesia para todo o ano”, uma antologia de poesia seleccionada e com o prefácio de Luísa Ducla Soares, oferece razões de sobra para que os pequenos descubram a musicalidade da língua portuguesa.

A antologia está organizada de acordo com temas abordados no 1º Ciclo do Ensino Básico, incluindo poemas simplesmente matemáticos, poemas de trazer por casa ou poemas à volta de ideias e seres nunca vistos. Cada um dos doze capítulos, que falam de natureza, do corpo humano ou da História de Portugal, foi ilustrado por um artista diferente, o que permite um mergulho em diferentes técnicas de ilustração e estéticas bem diferenciadas. Quanto aos autores, a variedade é também enorme: Jorge de Sena, Matilde Rosa Araújo, António Torrado, José Jorge Letria, Fernando Pessoa, entre muitos outros, e também poemas que têm sido passados entre gerações através da tradição oral. De pequenino se poetiza o menino, apetece dizer a esta bela iniciação à poesia para a pequenada.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This