Queimado pelo sol (Serviço de esplanada)
“Falamos, naturalmente, de Pintura”, afirma Luís Paulo Costa quando se refere às obras apresentadas na exposição Queimado pelo sol (Serviço de esplanada). No entanto, os “pintados por cima” que tem vindo a explorar desafiam conceptualmente o observador, colocando a questão: O que é pintura?
Luís Paulo Costa escolhe fotografias que encontra, por acaso, imprime-as em tela e pinta sobre as mesmas, respeitando de tal forma as suas cores e tonalidades originais que se torna necessária uma aproximação ao objecto para concluir estar perante uma fotografia ou uma pintura. Este modus operandi evoca as discussões em torno da originalidade/aura da obra de arte que pautaram a história desde a invenção da fotografia, culminaram com a inscrição do ready made e se perpetuaram nas ironias do pós-modernismo.
O gesto de Luís Paulo Costa não estará longe do acto de inscrição na medida em a tinta acrílica com que cuidadosamente cobre a imagem lhe concede o estatuto de original, tranformando-a em “outro”, como refere o próprio autor: mesmo uma imagem pintada por cima, mais do que representar, apresenta-se como um corpo pictórico, particular que volta a interpelar. A imagem materializada em substancia pictórica é um corpo que interpela a minha visão.
Luís Paulo Costa (Abrantes, 1968) vive e trabalha em Abrantes. Expõe regularmente desde o final da década de 1990, sendo representado pela galeria Cristina Guerra Contemporary Art (Lisboa) e Pedro Oliveira (Porto). Entre as mostras colectivas destacam-se a Biennale Europea Arti Visive La Spezia, Premio del Golfo (La Spezia, 2001) comissariada por Bruno Corá, com selecção de João Fernandes ou a exposição All to Wall (Part I) (Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, 2011), comissariada por João Silvério. A título individual realizou, entre outras, Eye Level (Cristina Guerra Contemporary Art, 2006), Palavras essenciais (Appleton Square, 2010) e Pintado por cima (Cristina Guerra Contemporary Art, 2011).
De 12 de Abril a 5 de Maio
Quinta a Sábado 15h00 – 19h00 | Espaço Campanhã – Rua Pinto Bessa, 122 Armz. 4 Porto
Também poderás gostar
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
There are no comments
Add yours