Queimado pelo sol (Serviço de esplanada)

“​Falamos, naturalmente, de Pintura”, afirma Luís Paulo Costa quando se refere às obras apresentadas na exposição Queimado pelo sol (Serviço de esplanada). No entanto, os “pintados por cima” que tem vindo a explorar desafiam conceptualmente o observador, colocando a questão: O que é pintura?

​Luís Paulo Costa escolhe fotografias que encontra, por acaso, imprime-as em tela e pinta sobre as mesmas, respeitando de tal forma as suas cores e tonalidades originais que se torna necessária uma aproximação ao objecto para concluir estar perante uma fotografia ou uma pintura. Este modus operandi evoca as discussões em torno da originalidade/aura da obra de arte que pautaram a história desde a invenção da fotografia, culminaram com a inscrição do ready made e se perpetuaram nas ironias do pós-modernismo.

​O gesto de Luís Paulo Costa não estará longe do acto de inscrição na medida em a tinta acrílica com que cuidadosamente cobre a imagem lhe concede o estatuto de original, tranformando-a em “outro”, como refere o próprio autor: mesmo uma imagem pintada por cima, mais do que representar, apresenta-se como um corpo pictórico, particular que volta a interpelar. A imagem materializada em substancia pictórica é um corpo que interpela a minha visão.

Luís Paulo Costa (Abrantes, 1968) vive e trabalha em Abrantes. Expõe regularmente desde o final da década de 1990, sendo representado pela galeria Cristina Guerra Contemporary Art (Lisboa) e Pedro Oliveira (Porto). Entre as mostras colectivas destacam-se a Biennale Europea Arti Visive La Spezia, Premio del Golfo (La Spezia, 2001) comissariada por Bruno Corá, com selecção de João Fernandes ou a exposição All to Wall (Part I) (Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, 2011), comissariada por João Silvério. A título individual realizou, entre outras, Eye Level (Cristina Guerra Contemporary Art, 2006), Palavras essenciais (Appleton Square, 2010) e Pintado por cima (Cristina Guerra Contemporary Art, 2011).

De 12 de Abril a 5 de Maio
Quinta a Sábado 15h00 – 19h00 | Espaço Campanhã – Rua Pinto Bessa, 122 Armz. 4 Porto



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This