PortoCartoon

Até dia 11 de Janeiro a cidade do Porto acolhe a 5ª edição de um dos maiores festivais de caricatura mundiais.

O V PortoCartoon, apontado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations) como um dos três principais concursos mundiais de caricatura, está aberto ao público na Galeria da Caricatura do Museu Nacional da Imprensa, no Porto até ao dia 11 de Janeiro de 2004. Depois da passagem pelo Porto, marcará presença em Lisboa, no átrio do Ministério das Finanças, em data a anunciar.

O vencedor do grande prémio foi o cartunista Muhittin Köroglu, da Turquia. O segundo prémio foi atribuído a Grzegorz Szumowski, da Polónia e o terceiro a Yuri Ochakovsky, de Israel. Devido à elevada qualidade dos trabalhos, o júri internacional atribuiu ainda 12 Menções Honrosas.

Os cartoons que foram premiados foram apresentados segundo o mote do concurso, “A Água”, estabelecido em sintonia com a designação dada pela UNESCO para o ano 2003. Este ano, concorreram cerca de 1670 cartoons, de cerca 500 caricaturistas, distribuídos por 60 países, excedendo desta forma as anteriores edições do festival.

Em exposição estão patentes os cartoons premiados e os melhores trabalhos seleccionados pelo júri, incluindo os da secção de tema livre, num total de 242 trabalhos.

Inaugurado pelo Presidente da República em Março de 1999, o I PortoCartoon teve como tema os “Descobrimentos e Oceanos”. A segunda edição propôs a “Mudança de Século/Milénio em cartoon”. Em 2001, o III PortoCartoon teve dois temas significativos, “As Pontes”, em sintonia com o Porto 2001, Capital Europeia da Cultura (As Pontes do Futuro), e “Gutenberg”, para celebrar os 600 anos do seu nascimento e em 2002, a 4ª edição teve como tema “O Ecoturismo”.

Stefan Despodov, da Bulgária, foi o vencedor da primeira edição do Festival, Angel Boligan, do México, ganhou o Grande Prémio do II PortoCartoon, a 3ª edição contemplou Valeri Kurtu, da Moldávia e, em 2002, o brasileiro Cau Gomez foi o vencedor do Grande Prémio.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This