RE-RITE: INSTALAÇÃO MULTIMÉDIA INTERACTIVA

Integrada na Gulbenkian Música 10/11, estará patente, de 9 a 23 de Janeiro, a instalação multimédia interactiva – RE-RITE –, um projecto da Philarmonia Orchestra de Londres que irá ocupar um piso nunca antes aberto ao público do edifício do MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa. Colecção Francisco Capelo. O Projecto RE-RITE consiste numa instalação interactiva na qual fluem várias imagens vídeo da Philarmonia Orchestra a interpretar A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, conduzida por Esa-Pekka Salonen.

Assemelhando-se a um puzzle, o projecto consiste numa revolucionária instalação digital filmada com 29 câmaras distintas e com microfones em todas as secções da orquestra. As projecções dos vídeos são apresentadas em tamanho maior que o real e acompanhadas do respectivo som em toda a instalação, permitindo observar secções específicas de instrumentos como se o espectador estivesse no meio da Orquestra.

Inclui ainda comentários do maestro e de vários músicos, assim como uma sala de percussões, onde um vídeo informativo conduz o público e mostra o que deve fazer para acompanhar a orquestra. À medida que o visitante vai andando de sala para sala, cada uma delas tem uma projecção dessa secção. O espectador pode ‘sentar-se’ entre a secção de trompas ou mesmo tentar dirigir ou equalizar o som na mesa de mistura e ouvir tudo junto na régie. Como diz Esa-Pekka Salonen, Maestro Principal e Conselheiro Artístico “Estar no meio de uma orquestra, experimentar a sensação de 101 instrumentistas a lançarem-se a esta peça icónica de música, é uma das descargas de adrenalina mais fortes que existem, que quero partilhar com o mundo.”

A residência digital da Philharmonia Orchestra – RE-RITE – foi idealizada para derrubar a barreira que existe entre a plateia (público) e o palco onde se encontra a orquestra, permitindo que o visitante sinta o que é fazer parte de uma orquestra, ou seja: ouvir, ver e sentir o vigor do desempenho na perspectiva dos músicos e acompanhá-los se o desejar. O RE-RITE estreou-se na Bargehouse, na margem Sul de Londres, em Novembro de 2009 e depois seguiu para Leicester em Abril de 2010. Em Maio de 2010, ganhou dois prestigiados prémios da Royal Philharmonic Society nas categorias de Comunicação Criativa e Desenvolvimento de Audiências. O júri descreveu o projecto como “Uma ideia simples realizada em beleza”.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This