rdb_claudia_ff12

“Visita Guiada” de Cláudia Dias

Quando se fala em teatro autobiográfico, é impossível passar ao lado de uma pequena jóia criada em 2005 por Cláudia Dias, “Visita Guiada”. Na peça, a coreógrafae bailarina relata a sua história pessoal, vivida entre Almada e Lisboa e mistura-a com as histórias das pessoas. Ao mesmo tempo, vai construindo as paisagens da sua juventude em escala modelo com objectos banais. Uma autobiografia, mas também a história de uma geração e de um país.

“Visita Guiada” é uma daquelas peças que apetece sempre revisitar. Estreada em 2005 na Sala Estúdio Mário Viegas, descolou rapidamente para voos internacionais, passando por Espanha, Grécia, Itália, Bélgica, França e Suíça. No contexto do tema Biografia, e cinco anos depois da última apresentação em Lisboa (alkantara festival 2006), temos o maior prazer em voltar a apresentar esta pequena “bio-cartografia”.

Em “Visita Guiada”, Cláudia Dias explora o seu passado, vivido em Almada, e relata o impacto das descobertas que a outra margem, Lisboa, lhe foi oferecendo. Usando uma série de produtos de consumo banais tirados de um saco plástico, vai construindo as paisagens da sua vida em escala modelo: a margem sul com os seus bairros operários e as suas fábricas de conservas, a pensão na Costa da Caparica onde teve a sua primeira experiência sexual, o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril e a gran de cidade do outro lado do rio Tejo.

…A história da Cláudia mistura-se com a História das duas cidades e das suas gentes, com as suas paisagens, os seus discursos e as hierarquias que separam o Norte do Sul, os adultos das crianças, as mulheres dos homens, os vivos dos mortos. Paisagens e discursos que identificam o lado de cá em oposição ao lado de lá. Porque a imagem que temos do corpo e o que fazemos dele, acontece sempre no espaço de uma determinada cultura.

sexta 14 e sábado 15 Janeiro 21h30

Sala principal com bancada
12€ / <30 anos 6€ | M/12

Duração aprox. 55 min.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This