SNBA inaugura “Windowtalks.com/rui paiva” terça-feira dia 22 às 18h30

Do “álbum” do Facebook para a galeria da Sociedade Nacional de Belas-Artes

Na origem da exposição Windowtalks.com, está a experiência artística que Rui Paiva colocou em prática na sua própria página de Facebook, transformando-a numa galeria virtual.

De forma imediatista e sem edição, ao gosto dos surrealistas, o artista plástico apresentou diariamente aos amigos e fãs obras saídas do rasgo da imaginação e do momento. O resultado palpável desta exposição virtual está agora à vista na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Nascido em 2010, o projecto Windowtalks.com, que teve o Facebook como local de acolhimento e fonte de criação, partiu de uma “vontade de tornar a arte mais acessível e transmitir conhecimento a maior velocidade”, explica Rui Paiva.

O processo passava apenas por, ao chegar a casa ao final da tarde, pegar na caneta e de forma quase automática, como num processo surrealista, escrever um texto, em prosa poética maioritariamente. De seguida, Rui pintava uma aguarela e associava as duas ao publicar uma “nota” na sua própria página de Facebook. Umas vezes era a aguarela que antecedia, outras eram os textos que inauguravam o processo.

Das dezenas de notas, aguarelas e textos foram separadas 18, com a ajuda do jornalista Vítor Quelhas. Depois, partindo da ideia de janelas e caixas, por semelhança à rede social mais famosa do planeta, foram criadas caixas artesanais, forradas a papel de cenário, que acolhem na frente uma aguarela imbutida na mesma e protegida por vidro.

Na rectaguarda de cada caixa há também o texto, ou melhor, um pequeno excerto do texto publicado, mas desta vez reduzido a uma a três linhas, em jeito de Aiku. Quem adquirir a caixa, verá revelado o texto original escrito à mão, que é também o título da obra.

A exposição, com curadoria de Emília Ferreira, conservadora da Casa da Cerca (Almada), seguirá, em 2013, para o Centro Cultural de Cascais.

WINDOWTALKS.COM/RUI PAIVA
De 22 de Maio a 30 de Junho 2012 na Sociedade Nacional de Belas-Artes



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This