header-dia-5

Stop & Think + Luanda

EXD 09 dia 5 - O Último da Semana Inaugural.

No último dia da semana inaugural da Experimenta Design ’09, passado Domingo, Delfim Sardo liderou o debate em torno de “Stop & Think”, o tema de encerramento do ciclo de Open Talks. A busca por processos mais consistentes de teorização do Design e da formulação de novos paradigmas foi o aspecto central da conversa que contou ainda com a presença de Max Bruinsma, da Holanda, Anniina Koivu e Walter Bettens, ambos belgas.

Na parte da tarde, Guta Moura Guedes e os angolanos Fernando Alvim e José Octávio Van Dunem participaram num debate centrado na nova perspectiva sobre a cidade de Luanda.

“Temos todos os problemas relacionados com a sobre-população. Temos actualmente cerca de 6 milhões de habitantes em Luanda e prevê-se que em 2030 esse número suba para os 16 milhões. No entanto, a cidade foi inicialmente criada para receber 2 milhões de pessoas” referiu o professor universitário angolano José Octávio.

A capital angolana está a sofrer uma redefinição do seu espaço e tempo e foi precisamente sob o tema “Luanda: Anatomia da Velocidade” que nasceu a colaboração entre a EXD  e a Trienal de Luanda que resultou neste debate e numa exposição.

Com curadoria de Fernando Alvim, 3 criadores angolanos pensam a memória e a velocidade em Luanda, uma cidade fortemente marcada por ambas, numa exposição patente do 2º andar do Louging Space da EXD, Palácio Brampamp.

Contudo, a presença de Angola na EXD ’09 não se esgota nestas duas actividades. “Luanda: megalopolis emergente” é o título de mais um debate, a acontecer também no espaço Lounging Space no próximo dia 7 de Novembro com moderação de Pedro Gadanho e participação de Joana Pacheco e Ricardo Camacho. As novas linguagens criativas que surgem fruto de um desenvolvimento altamente acelerado são as linhas que conduzirão mais este momento de reflexão.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This