The Jew @ Maria Matos

“The Jew” realiza-se no âmbito da quarta edição do projecto Estúdios, encontro anual de artistas portugueses e estrangeiros em Lisboa. Neste ano, a Mundo Perfeito, estrutura que promove o trabalho artístico de Tiago Rodrigues, convidou para juntar-se ao projecto uma das mais prestigiadas companhias de teatro contemporâneo da Holanda, Dood Paard, que regressa a Lisboa depois da sua passagem pelo alkantara festival 2010 com “medEia” e “Answer me”. O elenco, composto por actores holandeses e portugueses, trabalhará entre Amesterdão e Lisboa a partir da controversa obra de Christopher Marlowe.

“The Jew of Malta” (O Judeu de Malta) é uma das obras-primas da dramaturgia universal. Contemporâneo de Shakespeare, Marlowe aborda com crueza a temática da vingança e da ganância num clássico que influenciou de forma clara a escrita de “O Mercador de Veneza”, destacando-se ao mesmo tempo desta última obra pela forma vertiginosa como a acção se desenrola e pela ausência de moral, rudeza e verdade das suas personagens. A acção desta peça desenrola-se na ilha de Malta, lugar de cruzamento de culturas e religiões, onde o dinheiro acaba por imperar como língua franca. Controversa e divertida, esta obra foi escolhida pelos criadores como o texto certo para uma reflexão sobre o poder e o dinheiro que quase sempre estão nos bastidores dos “confrontos de civilizações”, sobre a violência e a forma como o teatro nos revela essa violência.

“The Jew”
A partir de “The Jew of Malta” de Christopher Marlowe
terça 5 a quarta 13 Julho 21h30 (excepto domingo 10)
Sala Principal com bancada
12€ | Com desconto 6€ | Em inglês com legendagem
Inserido no 28.º Festival de Almada

um espectáculo pelos actores Carla Maciel, Gillis Biesheuvel, Gonçalo Waddington, Kuno Bakker, Manja Topper e Tiago Rodrigues e técnicos André Calado, Julian Maiwald e René Rood com a colaboração de Carla Maciel Dood Paard e Mundo Perfeito adaptação da versão de Paul Evans The Jew of Malta de Christopher Marlowe tradução para português Joana Frazão comunicação Raymond Querido produção Dood Paard Marten Oosthoek produção Mundo Perfeito Magda Bizarro residência artística Espaço Alkantara

“The Jew” é uma co-produção de Dood Paard, Mundo Perfeito e Maria Matos Teatro Municipal



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This