“THIEF” ESTREIA NA CINEMATECA DE LISBOA

Os fãs do realizador de “Colateral” (2004) ou “Heat – Cidade Sob Pressão” (1995) têm todas as razões e mais alguma para aplaudirem esta estreia absoluta na Cinemateca Portuguesa de Ladrão Profissional. Primeira obra de Michael Mann, com produção a cargo de Jerry Bruckheimer, o homem que tem garantido temporadas atrás de temporadas de CSI nas televisões de todo o mundo, esta é a história de Frank (James Caan), um ladrão de alto nível que traz sempre consigo a sua imagem perfeita do futuro numa collage em papel que guarda, bem dobrada, na carteira. É ela que faz o nosso “herói” sonhar acordado sobre uma família só sua, filhos pequenos, uma mulher que ama e, antes de mais, absoluta paz de espírito. Mas os filmes não existem para entregar numa bandeja a “reforma dourada” dos sonhos do protagonista: uma última golpada, a mando do big boss da máfia local, vai pôr em risco o futuro de Frank, qualquer que ele seja.

Nos Cahiers du cinéma, Jean Douchet nota que em Ladrão Profissional, Mann “[não] somente se coloca como produtor e argumentista, como inventa sobretudo uma escrita pessoal, imediatamente reconhecível, que em seguida ele refinará, retrabalhará de filme para filme”. De facto, neste filme encontramos a mesma economia dramática, que contrabalança a “vida profissional” com a “vida sentimental”, o mesmo código de honra que liga o criminoso ao não-criminoso, o mesmo fascínio (noctívago, claro) por personagens que procuram escapar (e citando Douchet, de novo) “a um sistema eminentemente vampiresco”, o mesmo ritmo e maneira de filmar que notabilizaram Mann em filmes como Caçada ao Amanhecer (1986), Heat ou mesmo O Informador (1999), só para citar três. Uma influência que surge à superfície como incontornável ao revermos esta sua primeira obra: o mestre do polar Jean-Pierre Melville. É que se Colateral é claramente o seu Le Samouraï/O Ofício de Matar (1967), então Ladrão Profissional concorre em primeiro lugar para ser o seu Le Cercle Rouge/O Círculo Vermelho (1970).

Seg. 15 out. 21:30 | Sala Dr. Félix Ribeiro

THIEF
Ladrão Profissional
de Michael Mann
com James Caan, Tuesday Weld, Willie Nelson, Dennis Farina, James Belushi
Estados Unidos, 1981 – 122 min / legendado eletronicamente em português

Primeira longa-metragem de Michael Mann produzida por Jerry Bruckheimer, um dos grandes nomes da Hollywood contemporânea. THIEF é um thriller que possui um argumento extremamente inteligente e que revela desde cedo as qualidades de Mann. Diálogos ríspidos e sem rodeios dão vida à personagem de James Caan. Primeira exibição na Cinemateca



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This