Urbano Tavares Rodrigues: O Livro Aberto de uma Vida Ímpar

“Urbano Tavares Rodrigues: O Livro Aberto de uma Vida Ímpar” | José Jorge Letria

Conversa com um herói solitário

O ano de 2013 viu desaparecer uma das grandes figuras da Literatura Portuguesa: Urbano Tavares Rodrigues (UTR). Um escritor que, apesar de estar já confortavelmente sentado no banco reservado aos imortais, não será provavelmente uma figura com lugar de destaque em muitas das bibliotecas nacionais, sejam elas públicas ou privadas.

Urbano Tavares Rodrigues: O Livro Aberto de Uma Vida Ímpar” (Guerra & Paz, 2013), livro que inaugura a colecção o fio da memória, poderá ser o ponto de partida para a descoberta da obra deste autor português. Esta nova colecção resulta de uma co-edição entre a editora Guerra & Paz e a Sociedade Portuguesa de Autores e tem, como meta, preservar e dar a conhecer a obra de grandes personalidades das artes e da cultura em Portugal, através de entrevistas conduzidas por José Jorge Letria.

A entrevista aqui transcrita foi realizada a 21 de Dezembro de 2010, e nela UTR fez questão, segundo Letria, de que  fosse livre e solta, como o havia sido a sua vida. Uma conversa entre dois amigos que, durante cerca de três horas , percorreu as diversas fases marcantes da vida de UTR: a infância no Alentejo e as primeiras recordações, a ida para Lisboa e a descoberta de um rumo, o curso de Letras, o ingresso no jornalismo, a ida para Paris, o amor pela literatura, o 25 de Abril e a amizade com Álvaro Cunhal, os amores e desamores, o regresso à universidade depois da revolução, um olhar retrospectivo e pessoal sobre a sua obra.

O livro, acompanhado de fotografias e poemas de José Jorge Letria, segue o fio da vida de UTR e permite descobrir preciosidades como o facto de o autor ser um verdadeiro ás com os punhos, conhecido por bater primeiro e avisar depois, ou de “D. Quixote De La Mancha” ter sido um dos livros que mais marcaram a sua vida e obra, toda ela a imagem de um herói solitário. Um excelente ponto de partida para o começo de uma viagem pela obra de UTR.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This