rdb_WEBLOGYOU_header

We Blog You

O teu blog não é só teu. O teu blog és tu

Eles são muitos. Cada vez mais. Não, não falamos dos projectos de música portuguesa nem de malta de calções e havaianas. Falamos de uma outra realidade. Falamos de blogs.

Se em Junho a Mariana Miguel mencionava o crescimento exponencial dos blogs de Moda, em Julho asseguramos que não é só na vertente Moda que a blogosfera se tem expandido: desde Cinema, Música ou Literatura, passando por blogs de Culinária, Carros, Motas, Fotografia e DIY, tudo serve de mote à partilha pública de opinião e conhecimento. No entanto, torna-se cada vez mais difícil marcar a diferença. E marcar a diferença pode fazer toda a diferença quando queremos chegar a um número cada vez maior de pessoas.

É aqui que surge o We Blog You.

Fred Gomes e Raquel Graça conheceram-se em ambiente profissional. Ele, designer gráfico e fotógrafo; ela, designer de comunicação. Uma “parceria yin & yang”, dizem. Raquel abraçou os projectos Beija-Flor e Maçã de Adão, enquanto que Fred estabeleceu uma parceria com a Pretty Exquisite Image Consulting. No entanto, não tardou até que as suas mentes criativas resolvessem avançar em conjunto com uma lufada de ar fresco: confessamente apaixonados por alguns blogs internacionais, tiveram a percepção clara de que os blogs nacionais ficavam um pouco aquém desse universo; resolveram partir à descoberta do “porquê”. A resposta não estava nos conteúdos mas sim na pouca atractividade da componente estética de apresentação: “O que sentimos que está a faltar é identidade. Neste corrupio de blogs, com a velocidade e quantidade de informação a surgir a cada segundo, é muito fácil um utilizador perder-se na blogosfera e deixar de saber quem é, tanto a nível de conteúdo como de forma. É aí que surge o We Blog You. Queremos quebrar templates e ideias pré-formatadas, mostrar que é possível ter um blog com identidade própria, coerente e interessante. Não estamos muito longe da realidade internacional, falta ganhar a consciência de identidade e aprender as ferramentas para torná-la possível.”

O plano de ataque começa já com um workshop de dois dias (7 e 8 de Julho) no Breyner85 (Porto) onde bloggers, mais ou menos bloggers e meros curiosos podem aprender conceitos de “gestão de conteúdos, integração de redes sociais, universo da cor, composição de página, composição fotográfica e tipográfica e partir para níveis mais avançados de photoshop aplicados ao universo blogger”. Para além dos já prometidos scones, biscoitos e limonada, “podemos garantir que vai acontecer um turbilhão de informação em modo festa, da teoria à prática vamos dançar entre design e fotografia, através de técnicas menos convencionais. E temos a certeza que todos os bloggers ou futuros bloggers presentes não verão a blogosfera da mesma maneira no final do fim-de-semana”.

E se há mais alguns projectos prestes a sair da cartola (ou do chapéu de côco)? Dizem ter “mais algumas iniciativas e novidades relacionadas com o mundo da blogosfera portuguesa que irão surgir a público a seu tempo”.

Por enquanto aguardamos; “o We Blog You é o arco-íris e eles querem mostrar o pote de ouro”. Há que aproveitar.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This