10000 Saints

10000 Saints

Fora de passo com o mundo

O que “Quase Famosos” foi para os anos 70, 10000 Saints tenta ser para a cena Hardcore de Nova Iorque nos anos 80. Isto é o mesmo que dizer que o argumento é secundário, e ainda bem que o é, já que é praticamente não existente. Se há alguma razão para ver este filme também não é o elenco, apesar da presença de Ethan Hawke ou de um Emile Hirsch de “Into the Wild” numa versão consideravelmente mais anafada. Não será também a pouco ambiciosa história de amor, os diálogos ou a estética que agarrarão os curiosos.

O principal motivo para captar o interesse do espectador é certamente qualquer interesse ou envolvimento que possa ter com o Veganismo, o Straight Edge, a okupação, a música Punk Hardcore, a religião Hare-Krishna ou uma amálgama de todos estes ingredientes. E sim, por muito rebuscado que possa parecer, existem pessoas assim, sendo todas estas categorizações encarnadas pela personagem de Johnny, a antítese do seu irmão, que sofre uma morte indirectamente induzida por drogas.

Se a história principal é parca e desinteressante, já o cenário na qual ela decorre, funcionando quase como um enredo paralelo, prende em definitivo o espectador, principalmente por não abundarem no cinema personagens profundamente enraizadas na contra-cultura do punkE quem diz punk diz hardcore, ou, straight-edge, emo ou o diabo a quatro. Claro que o ocasional janado também poderá ser seduzido pelo misto de coração mole e advogado feroz do legalize que é Les, a personagem de Ethan Hawke que também é pai de Jude, o despoletador para toda a premissa da obra.

Como eye-candy, e já agora também ear-candy, 10000 Saints não falha, quer seja pelas cenas em que temos oportunidade de cantar hinos dos Minor Threat, pelos momentos de skateboarding ou pela excelente banda sonora que nos remete para uma adolescência estilosa de que provavelmente nunca beneficiámos, através de Replacements ou Black Flag.

Alguém ficou com vontade de desenhar um X gigante na mão?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This