Truffaut

A Cinemateca Portuguesa exibe, entre 17 de Maio e 17 de Junho, uma retrospectiva integral da obra do realizador francês François Truffaut.

A sua obra é dividida em blocos temáticos. A 17 de Maio o filme “Os 400 golpes” inaugura o “Ciclo Doinel”, seguindo-se “Beijos Roubados” ou “Domicílio Conjugal”. Nesse mesmo dia é lançado um catálogo com fotografias e ensaios sobre Truffaut.

A 21 de Maio o filme “Angústia”, com Françoise Dorléac, inaugura o ciclo “Seis mulheres, seis actrizes”. Segue-se a exibição de “A noite estava perto” (com Jeanne Moreau), “A sereia do Mississipi (com Catherine Deneuve) e “A noite americana” (com Jacqueline Bisset).

Em Junho é a vez do ciclo de triângulos amorosos como em “Uma mulher para dois” e o lado cómico de Truffaut, visível em “Disparem sobre o pianista”.

A retrospectiva coincide com um ciclo organizado pelo Instituto Franco-Português dedicado ao “duplo do realizador”, Jean-Pierre Léaud, que colaborou com o cineasta em muitos filmes. Em cinco dos seus filmes encarnou a personagem Antoine Doinel.

François Truffaut nasceu em Paris a 6 de Fevereiro de 1932. De 1957 a 65 foi casado com Madeleine Morgenstern, filha de um importante distribuidor de cinema, com quem teve 2 filhos. Três anos depois foi noivo da actriz Claude Jade (protagonista de “Beijos Roubados”, “Domicílio Conjugal” e “Amor em fuga”). Em 1983 nasceu Joséphine, fruto de uma relação com Fanny Ardant (“A mulher do lado”).

Foi crítico de cinema na revista “Cahiers du Cinéma” do jornalista André Bazin. Realizou a sua primeira curta-metragem aos 25 anos (1957) e dois anos depois a sua primeira longa-metragem (“Os incompreendidos”). Foi um dos fundadores do movimento do final dos anos 50 “Nouvelle Vague”, uma corrente que defendia a produção de filmes de autor, intimistas e a baixo custo. Morreu aos 52 anos, em 21/10 de 1984 na cidade de Neuilly-sur-Seine, França, vítima de um tumor cerebral.

Os temas explorados na sua obra foram as mulheres, a paixão, o amor, a fidelidade e a infância. Foi aclamado pela crítica e pelo público na maioria dos seus 26 filmes.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This