Super Mario 3D World

Super Mario 3D World

O melhor Mário de sempre

A Nintendo decidiu acabar o ano com uma grande prenda para os que têm uma Wii U, e trouxe-nos a nova encarnação 3D do nosso canalizador favorito, Super Mario 3D World. Apesar do nome, esta não é uma sequela do título da 3ds Super Mario 3D Land, mas antes uma espécie de best of da franchise Super Mario.

Temos 4 personagens jogáveis (Princesa Peach, Mario, Luigi e Toad) cada qual com características distintas (como no jogo Super Mario Bros 2). O Luigi salta mais alto que as restantes personagens, a Princesa Peach flutua, e o Toad é o mais rápido. O Mario controla-se como sempre, muito bem, apesar, ou talvez por isso, de não ter nenhuma vantagem em particular sobre os outros.

As boas notícias estão longe de ficar por aqui, visto que à semelhança do New Super Mario Bros Wii e do New Super Mario Bros U, podemos jogar com mais 3 amigos e familiares, através do modo multijogador local. Se tiverem visitas, é só sincronizar o wii mote antiguinho à consola e já têm companhia no mundo virtual do jogo, o Mushroom Kingdom. Pena a Nintendo ainda não ter aproveitado esta oportunidade para implementar um modo multijogador online…fica para a próxima.

Super Mario 3D World

Quem já jogou algum jogo Mario vai deparar-se com a familiar estrutura de progressão ao estilo tabuleiro de jogo, de casa em casa. Avançamos do primeiro mundo para os mundos localizados no deserto, neve, água, nuvens e fogo, como é habitual na série. A jogabilidade assemelha-se à dos Mario 2d, mas desta vez com uma perspectiva 3d. As inversões de gravidade e restantes “truques” mais criativos dos Super Mario Galaxy estão também presentes, mas de forma muito mais contida e coerente com a tradicional experiência Super Mario. As personagens controlam-se super bem, e os inimigos, a colocação de obstáculos e progressão geral no jogo está feita de uma forma soberba, como só a Nintendo sabe fazer. Tudo existe e está colocado num determinado sítio por um motivo, nenhum pormenor é deixado ao acaso, e cada nível tem conteúdo e segredos suficientes para manter o jogador entretido durante várias sessões.

Um dos grandes destaques do jogo – é só olhar para a capa – é um dos power-ups, que é um dos mais criativos e úteis na série até hoje: o fato de gato. Permite-nos assumir a posição de 4 patas de um gato, trepar paredes e derrotar inimigos usado as garras. O sonho de qualquer ser humano, portanto.

A nível visual o jogo está um espanto, revelando (quase) todos os truques que a Nintendo consegue fazer com jogos em alta definição e conseguindo aproximar-se de gráficos CG tipo filme da Pixar em várias instâncias do jogo. Quem sonhava e fantasiava com o design dos jogos Super Mario desde o tempo da NES (Nintendo Entertainment System), tem aqui uma realização quase total da arte e criatividade dos desenhadores da Nintendo.

De lamentar apenas que o jogo não seja mais ambicioso nas ideias e que recicle muitos dos “truques” e conceitos implementados na franchise nos últimos quase 30 anos. Facto que, para os jogadores que não experimentaram os anteriores, é irrelevante, mas, para quem já é fã da série, é um bocado desapontante.

Super Mario 3D World é provavelmente o melhor jogo lançado até ao momento para a Wii U, mas vai ter dificuldade em trazer novos fãs para o mundo Nintendo e em mudar a fortuna da própria consola (que tem tido vendas muito aquém do esperado). Ao contrário da série Galaxy, este Super Mario 3D World opta por uma fórmula já muito testada e mais que conhecida. Para os fãs da Nintendo, se não têm o jogo, está na hora de experimentar, porque é de facto mais um excelente jogo que a casa do Mario nos traz.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This