Pikmin 3

“Pikmin 3

A série Pikmin é uma criação do mais famoso game designer de sempre, Shigeru Myamoto, criador das séries Super Mario, The Legend Of Zelda e Wii Sports. Nesta série controlamos pequenas criaturas – os Pikmin – que habitam os férteis solos terrestres e vão auxiliar as nossas personagens alienígenas numa aventura inesquecível. Os três heróis que podemos controlar (Louie, Alph e Britanny) vieram à terra para reunir o maior número de fruta possível, de forma a alimentar as famintas criaturas do seu planeta, o planeta Koppai, salvando-os da morte. Após aterrarem no planeta, os nossos heróis encontram-se com os Pikmin, e, reparando que estas criaturas obedecem aos seus comandos – feitos através de um assobio – utilizam a sua ajuda para desbravar caminho pelos solos terrestres, enfrentando centopeias, lagartos, joaninhas e outros pequenos animais. A acção do jogo faz lembrar os cenários do filme “Querida encolhi os miúdos”, alterando assim todo e qualquer sentido tradicional de escala que vemos nos restantes videojogos.

Durante o jogo, controlamos os nossos esquadrões de Pikmin, como em qualquer jogo RTS (Estratégia em tempo real), estando estes separados por cor e tipo – os Pikmin pretos, feitos de pedra, devem ser usados para quebrar os materiais mais resistentes; os vermelhos são imunes ao fogo e bons no combate a curta distância; os azuis são os únicos que podem ser usados debaixo de água; os amarelos, que não só são imunes á electricidade, como a conseguem produzir quando necessário. Há ainda outros tipos de Pikmin, como um novo tipo voador, de cor rosa e olho azul.

Pikmin3

Apesar dos inúmeros jogos do género -principalmente no PC- Pikmin distingue-se pelos seus visuais à filme “Pixar”, com uma fauna e flora variada tanto em quantidade como em cor, um humor leve mas bem conseguido, e, sobretudo, ao apresentar uma abordagem extremamente minimal ao género, o que acelera toda a jogabilidade (e é bem preciso, pois todos os dias, antes de escurecer, temos de ter as nossas tarefas completas e os Pikmins junto a nós, ou perdemos parte do progresso), e a torma mais divertida, acessível e também criativa.

Pikmin3

Esta perspectiva, que nos permite visitar locais tão familiares como o nosso próprio jardim, sob o ponto de vista de pequenas criaturas – onde até uma pequena pedra é sinónimo de um grande obstáculo – mantém a aventura fresca e excitante durante as aproximadamente 10 horas de jogo. Para além da campanha principal, existem mais dois modos de jogo: um modo versus, o Bingo Battle, e o modo Missão, com três diferentes sub-modos (um onde o objectivo passa simplesmente por coleccionar o maior número de fruta possível, outro onde o objectivo é derrotar o maior número possível de inimigos dentro de um tempo limite, e um modo “Boss Battle”, onde temos de derrotar todos os chefes “boss’s” do jogo de forma consecutiva). Todos estes modos contabilizam o vosso tempo de conclusão, pelo que o podem ir melhorando progressivamente, e para isso podem convidar o vosso irmão para vos dar uma ajuda, visto que este modo suporta 2 jogadores em simultâneo.

“Pikmin 3” será, arrisco dizer, até fim do ano, o melhor jogo que podem comprar para a vossa Wii U. Após 9 anos, os Pikmin estão de volta para ficar, a julgar também pelo anime no qual o criador Myamoto afirmou estar a trabalhar, e que deve estrear no Japão já este ano.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This