500 Frases que mudaram a nossa história

500 Frases que mudaram a nossa história

Frases feitas para momentos (in)certos

Nos momentos certos, não há quem resista a uma frase-feita. Quando falham argumentos ou teorias, as citações são o melhor dos recursos, mesmo que se desconheça, por completo, a autoria, a data ou o contexto em que foram, realmente, expressas pela primeira vez. Porque há frases que podem ter alterado a História do Mundo e podem determinar, decisivamente, o curso da nossa própria história.

“500 Frases que mudaram a nossa História” (Esfera dos Livros, 2014) é o mais recente trabalho do jornalista João Ferreira, que viajou dos tempos bíblicos ao século XXI para compilar 2500 anos de cultura, racionalidade, conselhos inteligentes, humor e até autoajuda. O livro é uma espécie de vício ou de companheiro de mesa-de-cabeceira. Não há como resistir a, de quando em vez, o folhear e atentar numa ou numa frase, descobrindo-lhe a origem e desvendando-lhe o cenário.

Organizado em temas e, dentro de cada um deles, ordenando as frases por ordem cronológica dos seus autores, João Ferreira prova que, apesar de serem um dos géneros literários mais antigos, os livros de citações não se esgotam nem repetem. Neste, em particular, juntam-se as frases mais célebres a outras tantas menos conhecidas mas de igual pertinência e interesse. A elas adiciona-se o autor, o título da obra ou o momento em que foi proferida, a data e uma explicação precisa do seu significado original.

Políticos, artistas, humoristas, escritores, ativistas, filósofos da Antiguidade, reis e rainhas, disseram, num dia e num lugar, frases capazes de atravessarem séculos e percorrerem o mundo, transformando-se em frases do povo, em partes do discurso de todos.

O livro desfaz, ainda, vários equívocos, mostrando de onde vieram palavras que o tempo, erradamente, atribui a outras vozes. Saltando entre temas tão díspares como a felicidade, o casamento, o poder, a justiça, a dor, a morte, a fé, o sexo, o amor e a paixão, entre dezenas de outros, é impossível não reagir aquilo que se lê, com sorrisos ou sensibilidade, e partilhar com alguém próximo. Na verdade, muitas das frases são para serem guardadas: anotadas num papel ou na memória, para serem usadas no momento certo, com a pessoa certa, mesmo num dia incerto.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This