8 ½ Festa do Cinema Italiano volta ao Funchal de 11 a 14 de abril

“8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa à Madeira de 11 a 14 de abril para celebrar a 6ª edição com quatro dias de cinema italiano no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Na sessão de abertura, na quinta, 11 de abril, às 21h40, É stato il figlio, o novo filme de Daniele Ciprì, com participação do eclético Toni Servillo, vai trazer ao público de 8 ½ no Funchal um retrato tragicómico de uma Itália habitada por personagens cínicas e surreais, inspirado na obra homónima de Roberto Alajmo.

Na sexta, 12, a tarde começa às 16h30, com a exibição de 6 curtas-metragens de eleição, títulos que estiveram presentes em grandes festivais internacionais como Veneza e Cannes e que integram a secção Il Corto. Às 18h30, Gli equilibristi de Ivano de Matteo, mostra que as consequências de uma separação podem ultrapassar qualquer previsão num filme tocante, mas também irónico, sobre a crise social e ética que atingiu Itália. O ator Valerio Mastandrea, protagonista do filme, recebeu a Menção Honrosa do Júri, na entrega dos prémios da 6ª edição de 8 ½. Às 21h30, é exibida a hilariante comédia, Una famiglia perfetta, do realizador Paolo Genovese, um dos grandes convidados da Festa em Lisboa. Una famiglia perfetta é protagonizada por Sergio Castellitto.

Sábado, 13, é dia de Benfica na 8 ½ Festa do Cinema Italiano! Às 16h30 acontece uma sessão muito especial no Teatro Municipal Baltazar Dias. A Festa antre-estreia no Funchal, o documentário Benfica – Torino 4 – 3, de Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo, que retrata este histórico encontro de futebol e o trágico acidente de avião que custou a vida à equipa do Grande Torino que esteve em Portugal para participar num jogo amigável. A tarde de cinema continua com I primi della lista, do realizador Roan Johnson, às 18h30, uma divertida comédia que satiriza o papel do militante político na Itália dos anos 70. Às 21h30 é exibido o filme Dimmi che destino avrò que conta com a presença do realizador Peter Marcias, o convidado de honra de 8 1/2 no Funchal.

Domingo, 14, a festa encerra com dois dos grandes filmes. Io sono Li de Andrea Segre, o grande vencedor da secção competitiva da 6ª edição de 8 ½ em Lisboa, que recebeu o Prémio Oficial Rottapharm Madaus atribuído pelo júri e o Prémio do Público. Io sono Li é exibido às 18h30 e vai ser distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Romanzo di una strage de Marco Tullio Giordana encerra a 6ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano no Funchal, às 21h30. O realizador do filme A Melhor Juventude volta a contar a história italiana num filme empolgante que retrata uma das páginas mais sombrias da vida civil italiana.”



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This