8 ½ Festa do Cinema Italiano volta ao Funchal de 11 a 14 de abril

“8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa à Madeira de 11 a 14 de abril para celebrar a 6ª edição com quatro dias de cinema italiano no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Na sessão de abertura, na quinta, 11 de abril, às 21h40, É stato il figlio, o novo filme de Daniele Ciprì, com participação do eclético Toni Servillo, vai trazer ao público de 8 ½ no Funchal um retrato tragicómico de uma Itália habitada por personagens cínicas e surreais, inspirado na obra homónima de Roberto Alajmo.

Na sexta, 12, a tarde começa às 16h30, com a exibição de 6 curtas-metragens de eleição, títulos que estiveram presentes em grandes festivais internacionais como Veneza e Cannes e que integram a secção Il Corto. Às 18h30, Gli equilibristi de Ivano de Matteo, mostra que as consequências de uma separação podem ultrapassar qualquer previsão num filme tocante, mas também irónico, sobre a crise social e ética que atingiu Itália. O ator Valerio Mastandrea, protagonista do filme, recebeu a Menção Honrosa do Júri, na entrega dos prémios da 6ª edição de 8 ½. Às 21h30, é exibida a hilariante comédia, Una famiglia perfetta, do realizador Paolo Genovese, um dos grandes convidados da Festa em Lisboa. Una famiglia perfetta é protagonizada por Sergio Castellitto.

Sábado, 13, é dia de Benfica na 8 ½ Festa do Cinema Italiano! Às 16h30 acontece uma sessão muito especial no Teatro Municipal Baltazar Dias. A Festa antre-estreia no Funchal, o documentário Benfica – Torino 4 – 3, de Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo, que retrata este histórico encontro de futebol e o trágico acidente de avião que custou a vida à equipa do Grande Torino que esteve em Portugal para participar num jogo amigável. A tarde de cinema continua com I primi della lista, do realizador Roan Johnson, às 18h30, uma divertida comédia que satiriza o papel do militante político na Itália dos anos 70. Às 21h30 é exibido o filme Dimmi che destino avrò que conta com a presença do realizador Peter Marcias, o convidado de honra de 8 1/2 no Funchal.

Domingo, 14, a festa encerra com dois dos grandes filmes. Io sono Li de Andrea Segre, o grande vencedor da secção competitiva da 6ª edição de 8 ½ em Lisboa, que recebeu o Prémio Oficial Rottapharm Madaus atribuído pelo júri e o Prémio do Público. Io sono Li é exibido às 18h30 e vai ser distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Romanzo di una strage de Marco Tullio Giordana encerra a 6ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano no Funchal, às 21h30. O realizador do filme A Melhor Juventude volta a contar a história italiana num filme empolgante que retrata uma das páginas mais sombrias da vida civil italiana.”



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This