“A Macaca”, de Tatiana Santos

No próximo dia 28 de Maio, a partir das 15h00 e até às 19h30, a Aisca – Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística inaugura na galeria da sua sede, espaço da antiga discoteca Viana Sol, em Viana do Castelo, a exposição de desenho “A Macaca”, de Tatiana Santos.

A EXPOSIÇÃO:

“Uma mulher que exerce a sua inteligência torna-se feia, louca e macaca.” Pierre-Joseph Proudhon

Para os trabalhos que apresenta nesta exposição, Tatiana Santos toma como ponto de partida desenhos realizados nas aulas de desenho de figura humana (apenas figuras femininas), exercícios académicos que seguem a linha de estudo do desenho clássico. Resolve então intervir sobre os mesmos, transformando os nus femininos em figuras simiescas. Com esta acção, a artista procura explorar a dualidade entre a figura feminina e a figura feminina “animalizada” por dois sentidos. Por um lado, actualmente, por imposição social e cultural as mulheres são obrigadas a serem perfeitas, magras, depiladas, pintadas e penteadas, tonificadas e aprumadas. Neste trabalho Tatiana Santos tenta desconstruir essa imagem de perfeição tornando-as peludas, feias e macacas. Por outro lado, parece existir uma ideia popular latente de que mulheres inteligentes não podem ser igualmente bonitas, daí a citação de Proudhon. Mas, não se pense que a artista procura aqui aprofundar grandes questões filosóficas ou sociais. Tatiana Santos gostaria até que esta exposição fosse encarada com um certo sentido de humor.

A ARTISTA:

Tatiana Santos nasceu no Porto em 1976.

Aos 15 anos iniciou os seus estudos artísticos na Escola Especializada no Ensino Artístico Soares dos Reis, no Porto, onde também se ligou ao Grupo X, de teatro escolar. Licenciou-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nesta instituição integrou o grupo de intercâmbio cultural e artístico Identidades, com projectos desenvolvidos em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Brasil. Já na fase final dos seus estudos, juntamente com amigos de turma, fundou o colectivo Senhorio que habitualmente edita fanzines de carácter artístico. Actualmente, exerce a profissão de professora de artes plásticas no 1º ciclo do ensino básico.

Esta exposição estará patente até dia 02 de Julho, podendo ser visitada às sextas e aos sábados, das 22h00 à 1h30, ou por marcação (através do 966208430 – Rita Santos). A inauguração integra-se na edição #2 INAUGURO – Apresentações simultâneas, ocorrendo em simultâneo com outras nos espaços: A Benda,  Ao Norte, Dinamo10, Objectos Misturados, PieceOfResistance e Viana Welcome Center.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This