“A Última Árvore” | Maria Inês Almeida

“A Última Árvore” | Maria Inês Almeida

Amizade com raízes

Uma história de amizade entre uma árvore e um homem que consegue alterar, por completo, a visão de um menino e dos seus amigos sob a Natureza e a importância da sua preservação. Um longo diálogo que é, simultaneamente, uma retrospetiva de uma vida vivida e desfrutada em redor da árvore, daquela árvore.

A Última Árvore” (Planeta, 2013) é um retrato sentido e sensível de uma história de vida, da partilha entre um velhote e uma criança, entre o melhor que os anos de vida podem oferecer a quem tem tantos ainda por vir. Maria Inês Almeida alia, numa história simples e emotiva, a sensibilização dos pequenos leitores para as causas ecológicas, com a eterna ligação de gerações.

Junto ao tronco, o velhote lembra a viva voz episódios de uma vida cheia de memórias e desperta naquele menino, que o ouve espantando a falar com uma árvore, o amor pela preservação da natureza mas, acima de tudo, o fascínio pela bênção que é a vida. Então, toda a comunidade fica contagiada por aquela magia, lutando em uníssono contra o abate daquela árvore, numa figuração única de todo um planeta verde que precisa de ajuda para sobreviver.

Maria Inês Almeida, escritora e jornalista, coloca, em redor da última árvore crianças e adultos, unidos por uma causa sem idade e sem lugar. Num texto profundamente sensível e sem pedagogias forçadas, “A Última Árvore” deixa ainda espaço para que cada leitor desenhe e descreva uma árvore só sua, comprometendo a criança com a história, com a causa, com aquela amizade ali criada.

As ilustrações de Sebastião Peixoto completam as palavras, chegando imbuídas de verde e de delicadeza, num ambiente de pura tranquilidade.

Provando que o interior está refletido no exterior, este livro está impresso em papel ecológico, porque para o futuro se deseja sempre muitas árvores e muitos livros, num equilíbrio perfeito que faz palpitar a Natureza.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This