Abertura Exposição Emergências 2012 em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura | Sáb 16 de Jun | 22H | Fábrica Asa

EMERGÊNCIAS 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental abre portas no sábado, dia 16 de Junho, às 22h e integra a programação de Arte & Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura até 2 de Setembro na Fábrica ASA.

Bleu Remix, a performance de Yann Marussich tem exibição única na abertura de EMERGÊNCIAS 2012 e leva o espetador numa viagem íntima através dos recantos do corpo do artista, na procura de uma espécie de ser humano universal.

EMERGÊNCIAS 2012 é uma exposição de arte contemporânea experimental que utiliza a ciência e a tecnologia para desenvolver novos meios de expressão artística. Uma mostra de obras nacionais e internacionais de 20 artistas que utilizam meios, que incorporam processos químicos, fenómenos físicos e biológicos, eletrónica e informática, bem como ambientes virtuais e peças de NetArt.

A exposição apresenta uma série de obras de arte que incorporam variáveis curiosas como vírus informáticos e vírus biológicos ou obras que utilizam cristais de gelo do tempo dos dinossauros, por exemplo, de forma a dar ao público de EMERGÊNCIAS 2012 uma amostra interessante para contactar com o caráter mais explorativo da criação artística de hoje.

O projeto é comissariado pela artista Marta de Menezes que nos últimos anos tem vindo a desenvolver o conceito de Bioarte, que explora a interação entre a arte e a biologia, tornando os laboratórios locais de trabalho e provando que as novas tecnologias podem ser usadas como uma nova forma de arte.

A Marta de Menezes coube a seleção de peças e artistas para a exposição EMERGÊNCIAS 2012 que se centrou numa dicotomia de meios, reais e virtuais. Dentro dos reais encontramos os meios biológicos (vivos), os físicos (fenómenos e materiais) e os químicos (substâncias e transformações). Nos virtuais encontramos as redes sociais e todo o mundo digital. As propostas artísticas apresentam dicotomias e contrastes subjacentes onde os conceitos de luz/trevas; movimento/inação; som/silêncio convidam o público a uma profunda descoberta sensorial.

EMERGÊNCIAS 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental é uma produção da Cultivamos Cultura, uma associação com espetro mais alargado sediada em Odemira que, desde 2009, promove projetos com a comunidade local através do desenvolvimento de atividades abertas, alguns dos quais em parceria com a Ectopia , um laboratório de artes experimentais que convida criadores (artistas, cientistas ou académicos) a desenvolverem projetos inovadores durante residências.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This