Afrika Bambaataa

Um dos principais pioneiros do hip-hop e electro-funk, vai estar presente dia 28 de Abril no Lux em Lisboa.

Na noite de 28 de Abril, a discoteca Lux em Lisboa vai receber uma lenda vida da música mundial. Kevin Donovan aka Afrika Bambaataa (nome de um importante líder zulu do século XIX) é um dos djs/produtores americanos mais importantes das últimas décadas

Considerado por muitos o “pai” do hip-hop e do electro, o álbum “Planet Rock”, de 1982, é tido como um dos pilares da música moderna e referenciado por centenas de artistas. Foi nesse álbum que pela primeira vez o hip-hop se misturou com música “não negra” e kraftwerkiana, bem como foi apresentada ao mundo, a bateria electrónica (Roland 808), utilizada pela primeira vez neste registo, que inaugurou o electro-funk.

Nascido em 1960 no Bronx, Kevin Donovan esteve sempre ligado ao mundo da música. Em finais da década de 70, começou a organizar festas e competições de breakdancing em redor do seu bairro, onde se iniciou como DJ. A sua habilidade de misturar estilos e batidas, tornou-o conhecido e abriu as portas do profissionalismo.

A sua primeira experiência surgiu em 1980, quando produziu “Zulu Nation Throwdown”, o álbum de estreia do colectivo Soul Sonic Force. O seu primeiro trabalho em nome próprio surgiu passados apenas 2 anos e marcou para sempre a música mundial. “Planet Rock” surgiu alguns meses depois de ter sido lançado o seu primeiro single, “Jazzy Sensation”, e conseguiu captar a atenção de todo o mundo, principalmente os mais interessados pelos ritmos de dança e hip-hop.

”Planet Rock” surgiu como uma lufada de ar fresco perante tudo aquilo que se tinha produzido até à altura e só o seu segundo trabalho é que conseguiu ficar perto da qualidade e inovação apresentada na sua estreia. “Looking for the Perfect Beat” foi, a par de “Planet Rock”, o responsável pela proliferação de projectos ligados à electrónica que viriam depois a consolidar-se, formando determinadas correntes e estilos: o techno de Detroit, drum n’ bass de Miami e o House de Chicago.

Depois de ter colocado o seu nome na história da música mundial, Afrika Bambaataa colaborou com diversos artistas e projectos. Gravou álbuns com James Brown, John Lydon, George Clinton e UB 40, alcançando um estatuto impar na indústria musical mundial. Embora tendo alternado de editoras, nunca deixou de editar o seu trabalho, que se reflecte numa extensa discografia que tem como último capítulo até à data, “Electro Funk Breakdown”, de 2001.

No dia 28 de Abril, a discoteca lisboeta vai receber um dj set histórico, onde o electro/techno vai misturar-se com o hip-hop, rock e funk. Tudo com a electrónica como pano de fundo. Certamente a não perder.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This