LCD Soundsystem

O projecto Nova Iorquino é uma das grandes surpresas da edição deste ano do Festival Paredes de Coura.

No mesmo mês em que a Rua de Baixo decide fazer um artigo sobre o “electro”, um dos nomes referenciados na playlist vai estar em Portugal, a apresentar o seu trabalho. Coincidência ou não, os LCD Soundsystem vão estar no cenário natural da praia fluvial do tabuão para um concerto que se espera memorável na muito aguardada edição deste ano do Festival Paredes de Coura.

A existência deste projecto nova-iorquino deve-se apenas a um nome, James Murphy, co-fundador da DFA Records e membro de uma das duplas de produtores mais representativas de Nova Iorque. Com o seu companheiro Tim Goldsworthy, tem trabalhado na produção de inúmeros artistas como são os casos de David Holmes, BS2000, Radio 4, Les Savy Fav, Juan Maclean e dos The Rapture.

Na mesma altura em que os The Rapture lançaram “House of Jealous Lovers” em 2002, Murphy editou a sua própria versão mais dançavel, “Losing my edge”, nascendo o LCD Soundsystem, despertando o interesse um pouco por todo o mundo. Imaginem uns Daft Punk com os toques pop dos Talking Heads, com uma voz muito a la David Byrne. Este alter-ego criativo de Murphy é o balanço perfeito entre os impulsos rock mais experimentais e a electrónica e “disco sound” mas pop, sendo que as suas actuações ao vivo ficam marcadas por uma energia contagiante..

Quem ouve o som dos LCD Soundsystem pode ficar com a ideia que ao vivo a prestação fica apenas a cargo de um conjunto de pratos e a voz de Murphy. A verdade é que em cima do palco encontramos uma estrutura clássica de banda com uma energia revigorante, num crescendo do início ao fim do espectáculo. Em Paredes de Coura, o registo pode ser mais rock do que aquele que encontramos em disco, mas de certeza que não deixará ninguém parado e indiferente.

Para quem pensa que estes projectos apenas encontram espaço para actuar em Portugal em espaços como o Lux, tem nesta actuação a oportunidade de mudar de opinião. Para quem pode ir até Paredes de Coura, tem nesta actuação um ponto alto a não perder. Dia 18 de Agosto, o mesmo dia de Josh Rouse.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This