Puppetmastaz

Imaginem que os marretas formavam uma banda de Electro Hip-Hop e andavam em tournée por todo o mundo. Não conseguem imaginar? Vejam com os vossos próprios olhos.

Este é mesmo o mês da bonecada. Se no Porto é o teatro de marionetas que merece o nosso destaque (ver artigo em destaque na secção Culto), em Lisboa e no Fundão (incluidos na programação do Imago), são os “novos marretas” que se apresentam como banda de Hip-Hop, para dois espectáculos que são, no mínimo, curiosos. Embora sejam apenas fantoches, a música é bem séria e muito interessante.

Podemos descrever os Puppetmastaz como o encontro entre os Marretas dos anos oitenta com o Hip-Hop Americano dos noventa. Embora sejam todos de origem alemã, a música é bem americana e bairrista, utilizada de forma sarcástica e irónica. O mote que uniu este grupo de Berlim é muito simples: o Hip-Hop vendeu-se à indústria e os artistas começaram a ser meros fantoches nas mãos de quem dirige as editoras e televisões, perdendo com isso grande parte do poder criativo. É necessário inovar e fazer da música uma grande festa. Os Puppetmastaz prometem reverter o estado das coisas e ao mesmo tempo inovar um estilo que sempre foi sinónimo de festa.

Compostos por cinco elementos (fantoches, sendo um deles um sapo tipo cocas com um boné vermelho e um charuto na boca), são mesmo uma banda e já contam na sua discografia com dois EP’s (edições limitadas) e um longa-duração – “Creature Funk” onde o electro-funk-hip hop é o estilo predominante. As letras reinvidicam o direito dos fantoches perante os humanos (“humans get all the credit”- é uma das passagens de um tema) e contam histórias da terra da “bonecada”, sempre com a língua afiada e muita ironia.

Está prometida uma grande festa na passagem dos bonecos por Portugal. Os alemães estão incluídos na programação do Imago (ver artigo nesta edição) onde, para além de actuarem, vão exibir filmes que fazem em regime caseiro, entre outros, “Puppetmastaz in São Paulo (Documentário de 2003), “Pet Sound” (Vídeo-Clip de 2002), ou “For a Mouthful of Nylon – A Puppet Western Movie” (2001). No dia 7 de Outubro estarão presentes no Lux onde está prometida um “hip hop party” em grande estilo.

Quem puder ir não se esqueça de levar um fantoche ou qualquer tipo de peluche. Parece que eles ficam irritados com as pessoas que não levam os bonecos para se divertirem. Assim vai a humanidade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This