Archie Shepp & A. B. El Gourd

5 de Outubro na Casa da Música

A Casa da Música recebe no feriado de 5 de Outubro o saxofonista Archie Shepp. Músico de renome, Archie canta e “saca” sons surprendentes do seu instrumento de eleição, além de tocar piano e de ser considerado nos EUA como um “tesouro nacional”.

Professor de História da Música na Universidade de Massachusetts Archie Shepp vê a música como um instrumento de catarse e liberdade. Considerado um dos mais fortes nomes da Avant Guarde musical dos EUA, Shepp esteve presente na emancipação da comunidade negra americana e mesmo afastando-se deliberadamente da política a sua consciência cívica está presente em toda a sua obra e discurso.

Para este concerto, Shepp traz os marroquinos Dar Gnawa, colectivo de músicos e bailarinos herdeiros da tradição gnawi, originários da África Subsariana e propõem um concerto de fusão entre música “Gnawa”  com o free-jazz.

Archie Sheep está no activo desde o começo dos anos 60 e já colaborou com nomes como Cecil Taylor, Jonh Coltrane e Yusef Lateef. Desta feita, une o seu talento ao do Mestre Abdellah Boulkhair El Gourd, embaixador da cultura gnawi, usa o seu talento musical para curar males psíquicos e físicos.

Posto isto, a fusão dos dois artistas não poderia ser mais apropriada, tanto El Gourd como Shepp vêem a música como uma catarse, um meio para limpar a alma.

O espectáculo está marcado para as 22:00, na sala Suggia e os bilhetes valem 15 euros.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This