Artistas interferem em Lisboa

A cidade de Lisboa, a partir de Novembro, acolhe a primeira edição do INTERFERÊNCIAS – Mostra Pública de Arte, uma intromissão no quotidiano da população, que pretende levar ao grande público arte contemporânea através da apropriação de espaços públicos / “não-lugares” e meios associados à comunicação de massas. O evento assume, por isso, um carácter generalista, gratuito e massivo.

A iniciativa envolve interfaces de transportes públicos e estações de Metro, assim como mupis, outdoors e outros espaços imperceptíveis da cidade. A eles se juntam, em 2011, centros comerciais, parques de estacionamento, páginas de jornais.

INTERFERÊNCIAS apresenta uma programação que, para além de uma mostra de videoarte no circuito televisivo MOP TV (Metropolitano de Lisboa), inclui um vasto conjunto de intervenções artísticas de que fazem partem, entre outras, uma grande exposição colectiva de artes visuais (fotografia e desenho) patente em outdoors e mupis, com alguns dos mais destacados artistas plásticos e com comissariado a cargo de Teresa Carneiro (Espaços do Desenho, na Fábrica Braço de Prata) e Valter Vinagre. Destaque ainda para uma exposição de ilustração patente no Município de Lisboa, em co-produção com a revista digital online Magnética Magazine.

INTERFERÊNCIAS é uma iniciativa da Associação Número – Arte e Cultura, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Metropolitano de Lisboa, Multimédia Outdoors Portugal, BES Arte & Finança, Universidade Lusíada, IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Pampero, EPSON, Magnética Magazine, Don’t Panic, Espaços do Desenho e Kameraphoto.

Eventos

– Mostra de Videoarte no circuito interno televisivo da MOP TV (15 Nov – 30 Nov) e na NAVE, espaço da P28 em Alcântara (20 Nov – 30 Nov)

– Exposição de Fotografia no espaço “Farmácia” (Av. Liberdade nº 219), cedido pelo BES Arte & Finança (25 Nov – 19 Dez)

– Exposição/Residência Artística de Desenho nas carruagens do Metropolitano de Lisboa (13 Nov – 30 Nov) e no Espaços do Desenho, na Fábrica Braço de Prata (de 03 a 14 de Novembro)

– Exposição de Ilustração em Mupis da Câmara Municipal de Lisboa e na Universidade Lusíada (03 Nov – 16 Nov)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This