CICLO BRUNO DUMONT

Após a estreia de HADEWIJCH, um dos seus filmes mais recentes, o ESPAÇO NIMAS exibe duas obras marcantes na carreira de BRUNO DUMONT, o cineasta francês duplamente galardoado com o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes. Para além de TWENTYNINE PALMS, a experiência radical que o realizador francês filmou em solo norte-americano, será ainda possível assistir na sala da Avenida 5 de Outubro à primeira e poderosa obra de Dumont, LA VIE DE JÉSUS.

O filme, realizado em 1997, conquistou uma Menção Especial do prémio Câmara de Ouro, no Festival de Cannes, e ainda o Prémio Jean Vigo, revelando uma das vozes mais singulares do cinema actual.

CICLO BRUNO DUMONT NO ESPAÇO NIMAS – 9 E 10 DE JULHO

9 de Julho – 21h00

TWENTYNINE PALMS (2006, 119 min – 35mm, Leg. Português)

Ele é um fotógrafo à procura de paisagens para uma revista. Ela vai com ele porque estão apaixonados. Juntos descobrem o deserto em torno da localidade de Twentynine Palms, perdem-se no esplendor da natureza, discutem e fazem amor, nunca suspeitando que o perigo espreita.

“Twentynine Palms” é uma obra conflituosa. Acabamos por perceber a importância da imagética característica de cada país, quando aquele ritmo europeu lento acaba por afectar inconscientemente a paisagem de uma cidade indiscutivelmente americana.

10 de Julho – 21h00

LA VIE DE JÉSUS (1997, 96 min – DVD, Leg. Inglês)

Cinema sem moralismos, sem sentenças, sem pretensões. Cru e frio, psicologicamente arrebatador. La Vie de Jésus é uma portentosa obra de estreia, mas essencialmente é tudo o que define o cinema de Dumont. Um olhar isento sobre aquele mundo, aquele meio social, sobre o nada, o vazio daqueles seres, daquela adolescência. Explícito e duro. Realista acima de tudo. Poderoso. Brilhante.

Bilhetes:3 Euros

MEDEIA CARD: Entrada Livre (com direito a bilhete duplo gratuito)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This