CICLO CREMASTER CHEGA A LISBOA, PORTO E BRAGA EM JANEIRO

Os cinco filmes da série CREMASTER, criada por MATTHEW BARNEY, vão ser exibidos num ciclo especial que se vai estender a LISBOA, PORTO e BRAGA, durante o mês de Janeiro. O ESPAÇO NIMAS, em Lisboa, o TEATRO DO CAMPO ALEGRE, no Porto, e o THEATRO CIRCO, em Braga, vão acolher estas sessões exclusivas e imperdíveis. Durante o primeiro mês de 2012 será possível assistir à totalidade dos filmes escritos e realizados pelo artista plástico para esta obra, unanimemente considerada uma das mais gloriosas do panorama artístico das últimas décadas.

Este ciclo de fôlego épico, a que MATTHEW BARNEY deu o nome CREMASTER (o músculo de tensão que controla a contracção dos testículos em resposta a estímulos externos), foi alvo dos mais amplos elogios, tendo já sido considerado “a primeira grande fusão entre a Arte e o Cinema desde “Un Chien Andalou”, de Buñuel” (The Guardian).

MATTHEW BARNEY, que marcou presença na última edição do LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL (onde para além dos seus mais recentes trabalhos apresentou uma Masterclass para uma sala repleta) iniciou a realização do ciclo CREMASTER em 1994, terminando-o nove anos depois.

Ainda hoje CREMASTER é um dos exemplos máximos do seu visionário e único talento. Uma odisseia onde criaturas mitológicas convivem com bandas de ‘hard-core’, fadas musculadas ou uma mulher leopardo; um universo pejado de metamorfoses corporais e rituais que percorre cenários como o Museu Guggenheim ou o Chrysler Building.

Este ciclo proporciona a possibilidade rara de assistir numa sala de cinema a estes cinco filmes que compõem uma obra singular, que desafia fronteiras e categorizações e que se deixa contaminar por outras formas de arte – exemplo máximo da obra “total, auto-suficiente e arrasadora” (Les Inrockuptibles) do genial MATTHEW BARNEY.

PROGRAMA

ESPAÇO NIMAS – de 6 a 15 de Janeiro
TEATRO DO CAMPO ALEGRE – 19 a 25 de Janeiro
THEATRO CIRCO – 16, 23 e 30 de Janeiro

PROGRAMAÇÃO COMPLETA disponível em www.medeiafilmes.com



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This