Ciclo de Teatro do Porto?

De 18 de Fevereiro a 27 de Março o São Luiz apresenta um dos projectos centrais desta temporada, o Ciclo de Teatro do Porto?. Durante seis semanas, nos vários espaços do Teatro, recebem-se 18 companhias do Porto e descobre-se o Teatro que se faz a norte. Segundo João Pedro Vaz, comissário do Ciclo de Teatro do Porto?, “dez anos depois da Capital Europeia da Cultura, a multifacetada realidade das companhias e projectos teatrais portuenses é actualizada num inédito e subjectivo ciclo.

Dezoito grupos, várias tendências e linguagens, um especulativo arco histórico, algumas polémicas ausências, a crise?” O desafio de Jorge Salavisa, concretizado por João Pedro Vaz e dirigido inicialmente a Isabel Alves Costa (precocemente desaparecida e figura indissociável da cena teatral do Porto), assume-se como um dos mais marcantes e centrais projectos da presente temporada, uma vez que reafirma a abertura do Teatro e o estímulo a múltiplas formas de criação artística.

De 18 de Fevereiro a 27 de Março, durante “seis fins-de-semana de espectáculos e debates em vários espaços. E alguns momentos de luto para evocar a memória de figuras referenciais: Isabel Alves Costa, Paulo Eduardo Carvalho e João Paulo Seara Cardoso.” Por aqui passarão o TEP – Teatro de Marionetas do Porto,  Assédio, Teatro Bruto, Ensemble, Circolando, Visões Úteis, As Boas Raparigas, Teatro do Bolhão, entre muitos outros. O ciclo culmina numa Tarde Mundial do Teatro, dia 27 de Março, e com a presença das mais jovens companhias do Porto. A programação reflecte assim o arco histórico que constrói a cena teatral do norte, iniciando-se em António Pedro (TEP) e terminando nas estruturas que dão vida à Fábrica da Rua da Alegria.

O Ciclo de Teatro do Porto? decorre de 18 de Fevereiro a 27 de Março nos vários espaços do São Luiz.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This