rdb_tintadonervos_header

Tinta dos Nervos

A arte da banda desenhada representativa de 41 artistas nacionais, patente no Museu Berardo até dia 27 de Março.

Tinta dos Nervos é a exposição de banda desenhada patente no Museu Berardo, que reúne 41 artistas portugueses numa panóplia de formatos e cores, com enorme humor, vivacidade e sentido crítico à mistura.

É Domingo. Há todo um movimento em Belém. Descemos as escadas até ao piso -1 do CCB e o espaço fervilha de gente. Entramos para logo nos perdermos no mundo da banda desenhada, também conhecida por nona arte. São ainda uns bons metros quadrados de parede repletos desta expressão artística que explora tanto a narrativa como a imagem, sobre a forma específica do quadradinho.

A pouco e pouco, cruzamo-nos com diferentes cenários, sequências de imagens, ritmos e movimentos fortes, frequentemente acompanhados de um diálogo. Cada acção, ricamente ilustrada, tem o traço próprio e característico do seu autor que, à sua maneira, contribui para que a banda desenhada ganhe forma e força em Portugal. Os materiais utilizados são os mais diversos, as expressões as mais ricas e no rosto daqueles com que nos cruzamos  percebe-se o brilho do olhar de quem, por momentos, mergulha no mundo da imaginação.

No ‘’menos um’’ há toda uma linguagem que integra e transforma o imaginário individual em colectivo. Assiste-se a diferentes perspectivas de um mundo representado no papel por personagens que estimulam a criatividade ora num jogo de equilíbrios ora de ruptura. E a cada novo quadro, uma nova leitura, uma experiência com um comentário encerrado num balão!

Tinta nos Nervos, de diferentes autores, com estilos vários, um momento singular, com entrada gratuita até 27 de Março de 2011.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This