NUOVO CINEMA PARADISO 03

CINEMA PARAÍSO | 30º aniversário

Pode um filme ser intemporal? “Cinema Paraíso” mostra-nos claramente que sim.

No ano em que completa 30 anos voltará, a partir de 5 de Abril, às salas de cinema nacionais, numa versão restaurada, que vai dar luta a um cartaz cinéfilo cada vez mais comercial e virado para o conceito “filme pipoca”. No dia 3 de Maio será a vez do lançamento em DVD.

“Cinema Paraíso” estreou em 1988 e é mais do que um filme, é uma verdadeira obra de arte, um hino ao bom cinema, capaz de nos levar, ao longo dos seus 123 minutos de duração, do riso fácil e despreocupado às lágrimas que brotam cheias de sentimento sem que as consigamos suster.

A acção remete-nos para a cidade de Roma em 1980 onde o cineasta de sucesso Salvatore Di Vitta (Totó) recebe a notícia da morte do seu amigo Alfredo, o projeccionista do cinema da sua terra natal: o Cinema Paradiso”, uma pequena vila da Sicília chamada Giancaldo. A partir daqui está lançado o mote para um regresso ao passado marcado pela nostalgia onde o cineasta vai relembrar todas as aventuras e desventuras vividas com o seu velho e rezingão amigo.

Um dos pontos altos do filme dá-se quando Salvatore assiste à demolição do Cinema Paradiso e recebe de presente do seu falecido amigo Alfredo uma película com excertos de variados beijos do cinema antes censuradas pelo Padre da sua igreja.

O filme dirigido por Giuseppe Tornatore que conta com os atores Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio e Marco Leonardi é considerado um dos melhores filmes italianos e europeus de todos os tempos e colecionou vários prémios: Óscar de melhor filme estrangeiro em 1990, o Globo de Ouro de 1990, Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes de 1989, entre outros.

Destaque ainda para a excelente banda sonora da responsabilidade do grande maestro e compositor italiano Ennio Morricone que nos fica gravado na memória levando-nos a trauteá-la durante dias.

Para ver ou rever e no final gritar a plenos pulmões “BRAVO ALFREDO!”

CINEMA PARADISO - CARTAZ_alta



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This