Cinema VideoArte

CINEMA é uma exposição de arte contemporânea desenhada como um percurso pela cidade de Portimão, centro e zona ribeirinha. De 6 a 20 de julho, com entrada gratuita, estarão em exposição obras de 8 jovens artistas, portugueses e estrangeiros, de relevo internacional em 7 locais distribuídos pela cidade.A ligação simbólica entre as obras e os locais de exposição pretende proporcionar ao visitante uma experiência fluida mas marcante de fruição da arte e da cidade.

Na Estação de Comboios de Portimão será possível ver o filme “Territórios”, de Mónica Baptista.

Na etic_algarve, escola técnica de imagem e comunicação, no piso térreo do antigo edifício da Caixa Agrícola, estará a instalação multimédia Infinite Suns de Marco Donnarumma.

Na cisterna do ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, é possível visitar a instalação interativa K.~ do artista-programador André Sier.

No edifício da Antiga Lota de Portimão, estará patente o filme “Minhocão” de Raphael Grisey.

No TEMPO, Teatro Municipal de Portimão, estarão expostos a instalação de três canais Wedding, de Koken Ergun, na Black Box, e Assault UK-PT, da dupla portuguesa Mário Pires Cordeiro e João Lima Duque no Pequeno Auditório.

Na Casa Manuel Teixeira Gomes, estará em exibição a instalação de dois canais Exercise 2:WordS da dupla Marisa Baptista e Nuno Barreiras, na Sala Multiusos.

No Museu de Portimão é possível ver Found Footage de Clemens von Wedemeyer, no átrio do auditório.

Além da exposição-circuito, existirão várias iniciativas paralelas como um Ciclo de Cinema em local ainda a confirmar, apresentações e conversas, concertos e djs, e dois workshops no ISMAT, OpenFrameworks 7 por André Sier e Live media and FLOSS (PureData) com Marco Donnarumma.

Esta iniciativa da plataforma cultural download, com curadoria e direção de Marisa Baptista e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, parte da vontade de colmatar uma lacuna na programação cultural da cidade algarvia, oferecendo a toda a sua população, portimonenses, algarvios e turistas, uma mostra variada e transversal da cultura visual presente na arte contemporânea e nos seus cruzamentos com o cinema.

Se o cinema é a arte que veicula a cultura da imagem às massas, estas obras são produtos da reflexão do poder da imagem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This