rdb_comingsoon_header

Coming Soon

Uma marca que surpreende pela estratégia de não apresentar desfiles mas antes vídeos eficazes que ficam na memória e fazem sonhar.

Se és  low profile até ao tutano aqui está uma marca pouco dada a wannabe stars, relativamente nova e convincente o suficiente para estarmos sempre bem, em qualquer ocasião, sendo bastante acessível para uma designer label(umas calças por €180.00 e um casaco por €250.00) Uma das características da Coming Soon é, exactamente, o anonimato e estar fora do circuito, mas nós podemos avançar que saiu, há três anos, da cabeça do mestre Yohji Yamamoto. É como se fosse a sua linha de difusão não assumida apresentada através de vídeos, dos quais falarei mais à frente, possuindo um blog e um canal no YouTube.

Para a sua quarta colecção, Verão 2010, a Coming Soon consolida o seu estilo e identidade enquanto afirma, por outro lado, a sua individualidade e o que a torna diferente. As suas qualidades inerentes de um certo chique casual expressam-se, nesta colecção, através de uma reinterpretação de uniformes e roupa de trabalho estilizados. Casacos perfeitamente cortados mas desconstruídos e calças clássicas são influenciadas por estilos militares e náuticos: prints de flores em versão camuflado, sweatshirts com riscas horizontais, âncoras bordadas nas t-shirts, nos ombros. De qualquer forma, encontram-se sempre na colecção peças intemporais como blazers, uma gama de camisas e até um elegante vestido com um toque amachucado. Nesta estação a Coming Soon apresenta uma palette de cores mais dinâmica e vibrante. Lilás e cor-de-rosa, um amarelo bem forte, são misturados com um violeta sólido, azul eléctrico para uma base de cinzento, essa base a confirmar o toque low profile. Esta colecção apresenta roupas para uma longa jornada, roupas para a vida inteira, mesmo que nunca se usem da mesma forma: um casaco virado do avesso, ou roupa de dentro para fora e vice-versa.

No que diz respeito ao showcase das colecções, elas são apresentadas em filmes realizados por Max Vadukul que colabora com Yamamoto desde 1984. Fotógrafo e film maker reconhecido por famosas revistas de moda e, sobretudo pela sua contratação pelo New York Times, Vadukul confessa à Rua de Baixo: ‘sempre gostei de moda, em homens e mulheres, é espantoso o que tecido e um pouco de imaginação podem fazer para transformar como te sentes e pensas tal como para transformar o teu look.’ Esta comunicação feita através exclusivamente de filmes já passou por sets em diferentes cidades como o realizador explica: ‘já fizemos quatro filmes em quatro cidades, Londres (um homem e uma mulher olhando um para o outro), Milan (aproveitando o facto dos italianos passarem horas no trânsito), Antuérpia – ‘The Man with the Suitcase’ e agora o quarto filme ‘Le Chef Chic,’ que tem como cenário Paris.

Envolvendo o coreógrafo Hervé Coubi, vários dançarinos em vez de modelos e uma banda própria homónima www.myspace.com/starsoon que, no conjunto compõe e incorporam as colecções para serem mostradas ao público aos compradores e à indústria da moda em geral. Ainda em relação a Max Vadukul e à forma inusitada de mostrar as colecções, perguntamos qual era a verdadeira recompensa de trabalhar desta forma única: ‘trabalhar em equipa é o que mais aprecio, a liberdade dada por Yohji Yamamoto não tem pararelo e é realmente um luxo poder criar uma série de filmes totalmente originais desde os esboços até ao final cut, sem interrupções o que origina um filme mesmo com a minha assinatura em todo a sua extensão. Viajar também é uma das motivações e a Coming Soon tem me dado todos os ingredientes para fazer um filme, uma longa metragem mesmo, a ser dada essa chance.’

Os vídeos da Coming Soon podem ser vistos em www.youtube.com/user/COMINGSOONvideos O blog com todos os pormenores sobre estas curtas é www.comingsoonbackstage.blogspot.com e a Rua de Baixo não adianta muito mais, porque fica a vontade de explorar estes sites e descobrir as colecções, cada um por si. Ou indo a Paris ou Londres, por exemplo…



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This