Tokidoki

O imaginário japonês pelas mãos de um italiano.

Simone Legno é um nome a reter. Este designer italiano, de Roma mais precisamente, explora o imaginário japonês ao máximo no seu dia-a-dia e o seu trabalho é a mais pura expressão desta paixão. Depois de tokidoki.com ter sido iniciado como um projecto pessoal, o passo natural seria a criação de toda uma linha de merchandising com este nome. Pois bem, foi o que aconteceu.

Ao entrar-se no site deste artista fica-se desde logo a saber qual o objecto do seu trabalho (lancem a versão em flash). Sensualidade e imaginário, computadores e geishas, sangue e samurais, dragões e diabos, diversão e anarquia… Numa palavra: Japão.

A palavra tokidoki quer dizer “às vezes” em japonês e foi escolhida por Simone Legno porque, para ele, todos esperam por aqueles momentos que alteram por completo o nosso destino. Assim, tokidoki é esperança e a energia escondida dentro de todos nós, a crença em algo melhor que nos dá a força necessária para mais um dia e que algo mágico nos acontecerá.

Para Simone, foi precisamente o que aconteceu. Depois de colocar online os avanços do seu trabalho pessoal como designer e a sua reinterpretação da cultura nipónica, recebeu um e-mail decisivo e mágico. A co-fundadora da Hard Candy Cosmetics e o seu marido viram o site e, basicamente, apaixonaram-se por ele. Enviaram-lhe um bilhete de avião para Los Angeles e fizeram-lhe uma proposta: mudar-se de Roma para Los Angeles e transformar a Tokidoki numa marca.

A partir deste momento, a história traduz-se na aplicação desta marca nos mais variados objectos. Desde posters graficamente excepcionais, passando por capas para tornar o nosso ipod diferente dos demais e t-shirts para o menino e para a menina, há um pouco de tokidoki em tudo. Aproveitando a, ainda existente, febre dos pins, Simone criou também alguns exemplares com o seu imaginário. Mas como a marca não se cinge apenas a isto, há também tábuas de skate, fivelas, uchiwas (estão a ver aquelas palas que substituiam as ventoínhas?) e até pequenos “bonequinhos-tipo-cactos”. O que interessa para Simone é implementar a sua marca ao máximo.

Para os que gostam da cultura japonesa, este site será uma perdição. Para os que gostam de um design imaginativo e inovador, o caminho será o mesmo. Para todos os outros, há a possibilidade de conhecerem uma nova marca ou simplesmente um site engraçado.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This