rdb_RaquelCastro_thumb

Convites duplos – “DONA DE CASA”, de Raquel Castro – Negócio/ZDB

Qual a nacionalidade de Esther Gerritsen?



2 CONVITES DUPLOS POR DIA PARA O ESPECTÁCULO “DONA DE CASA”, DE RAQUEL CASTRO – NEGÓCIO/ZDB, DIAS 22, 23, 24, 25, 26, 27 E 28 DE JUNHO – 21:30




Imagem de Mariana Silva

Sobre

Depois da surpreendente Uma Retrospectiva (co-criação com Mariana Tengner Barros, 2013), Raquel Castro volta ao NEGÓCIO – desta vez, a solo – para desenvolver uma residência de criação e estrear o seu novo projecto Dona De Casa, um texto de Esther Gerritsen.

A peça Dona de Casa permite-nos aceder ao universo de uma mulher solitária, que todos os dias aguarda o seu marido depois de resolver todas as suas tarefas domésticas, entregando-se a um exercício de espera, preenchendo e expondo o seu imaginário de sonhos, medos e fantasias, mergulhando e permitindo ao espetador aceder ao seu íntimo. Esta mulher é dona de casa, só é dona de casa, ainda é dona de casa. Apesar de tudo é dona de casa. Ela poderia muita coisa mas a casa sobrepôs-se e ela ficou no seu lugar, em casa. Só que a casa torna-se lugar de enunciação, e esta mulher fala a partir da sua relação com esse lugar, iluminando assim a sua posição na ordenação das sociedades. Ela não o esconde, não o lamenta, antes o traz à luz, revelando-lhe as relações, ou melhor, os seus limites: “Só com essa batata é que ela tem uma relação./ A batata espera alguma coisa dela. / Ela tem planos para a batata”. É preciso alguém que tenha planos para a batata.

Ficha artística:

Texto: Esther Gerritsen
Encenação e interpretação: Raquel Castro
Tradução: Raquel Castro e Pedro Gil
Cenografia: José Capela
Sonoplastia: Pedro Costa
Produção Executiva: Ana Oliveira
Apoio à dramaturgia: Ana Bigotte Vieira
Apoio à criação: Pedro Gil
Apoios: Espaço do Tempo e Largo Residências

Projecto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Concurso de Apoio à Criação em cinema, teatro e dança – 2014

Sobre Raquel Castro:

Raquel Castro iniciou o seu percurso como criadora em 2011, com a sua participação no Laboratório de Biografia do Teatro Maria Matos, onde criou o primeiro esboço do espectáculo Os Dias são Connosco, cuja versão final estreou no início de 2013.
Mais recentemente criou a exposiçãoIperformance Uma Retrospectiva, em colaboração com a intérprete e coreógrafa Mariana Tengner Barros, uma co-produção Negócio/ZDB.
Enquanto criadora, Raquel Castro procura na linguagem teatral o veículo principal para a sua expressão artística, interessando-se por dramaturgia contemporânea mas também pela criação através de ferramentas do devising theatre. Acima de tudo, preocupa-se com a especificidade da linguagem teatral e pela sua singularidade enquanto objecto artístico.
Dona de Casa é o seu primeiro projecto de criação a partir de um texto dramático.

Sobre Esther Gerritsen:

Esther Gerritsen nasceu em 1972, na Holanda, e tem sido considerada um dos maiores talentos da sua geração desde o lançamento da sua primeira obra de ficção, uma colectânea de histórias curtas intitulada Privileged Consciousness.
Paralelamente, desenvolveu trabalho como dramaturga: para além do monólogo Dona-de-Casa, escreveu Bad Angel (Sonnet 144) a partir do Love’s Labour’s Lost de Shakespeare, Kaktus & De Wind, 1/2 Overkill e Gras.
Actualmente, é uma escritora bastante reconhecida e premiada no seu país (recebeu , entre outros o Dutch-German Youth Theatre Prize em 1999; ou Charlotte Köhler Grant em 2001), dedicando-se principalmente à escrita de romances.

Residência a decorrer entre 22 de Maio e 20 de Junho de 2014

Apresentações: De 21 a 28 de Junho de 2014 – todos os dias – às 21.30

Entrada: 7,5€ Entrada estudantes em grupo 5€ | reservas@zedosbois.org | Tel 213430205

NEGÓCIO Rua de O Século nº9 porta 5, Lisboa

Para marcação de ensaio de imprensa e solicitar mais imagens: daniela@zedosbois.org

A ZDB é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura/DGArtes. Com o apoio da C.M.L

As apresentações na ZDB e NEGÓCIO, salvo as direccionadas especificamente ao público infantil do Serviço Educativo ZDB, são para maiores de 16 anos.

Regras:

– Os vencedores devem levantar os convites na bilheteira até às 21:15.
– O levantamento deve ser efectuado pelo próprio vencedor, o prémio é pessoal e intransmissível
– Devem enviar-nos os seguintes dados: Nome, dia pretendido e BI (para além da resposta)

Se tiveres problemas a participar no passatempo elimina os cookies e o histórico de navegação do teu browser e tenta de novo fazer o login. Se não funcionar envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com. Indica no e-mail o teu username.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This