Design atrás das Grades

Do pequeno estúdio de costura do Estabelecimento Prisional de Tires sai uma mistura de idiomas, aqui são produzidas as consagradas malas La.ga. “Design Atrás das Grades” junta algo de improvável num mundo que procura um futuro sustentável: prisões e design. Sexta-feira, 28 Setembro, 21H30. Apresentação e Debate com a presença da realizadora Margarida Leitão. 3€ (PREÇO ÚNICO) | M/6 | 61′. Centro Cultural Malaposta.

De segunda a sexta, três reclusas de Tires seleccionadas pelo sistema prisional, trabalham numa oficina de costura em Tires, onde produzem malas imaginadas por designers portugueses. Yau uma chinesa que anda a tentar aprender português, Iracy uma brasileira que quando não está a costurar refugia-se nos livros, e Vicky uma Romena que tem cada vez mais dificuldade em responder ás perguntas difíceis dos seus filhos sobre o seu paradeiro, têm um trabalho na prisão.

Mas mais que uma mera ocupação do tempo sempre pesado de uma pena de prisão e a aprendizagem diária de técnicas de costura e de design, este espaço transforma-se numa maneira de aceitarem a sua condição de vida atrás das grades e de costurarem novas formas de encararem o futuro. Na Venezuela, Yanetzi deixou para trás a vida da prisão mas levou com ela o sonho da costura. Com o dinheiro que ganhou em Tires comprou uma máquina de costura com forma de conquistar a sua liberdade.

MARGARIDA LEITÃO nasceu a 23 Abril 1976, em Lisboa. Em 1997 terminou o curso de Cinema, área de Montagem, na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. Os seus filmes foram exibidos e premiados em vários festivais nacionais e internacionais.

Filmografia: Kilandukilu/Diversão, 1998, doc, 24′, A Ferida, 2002, ficção, 16′, Parte de Mim, 2006, ficção, 14′, Matar o Tempo, 2009, doc, 20′, Muitos dias tem o mês, 2009, doc, 91′, Design atrás das grades, 2011, doc, 52′, Zoo, 2011, ficção, 14′.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This