20091031-DSC_1004

Despensa N.6

Tão saudável que nem acredita que é uma pastelaria

Patrícia Machado e Pedro Dias são os protagonistas desta história. Patrícia é de gestão e Pedro é engenheiro electrotécnico mas deixaram para trás as suas áreas de formação para se dedicar ao espaço que abriram em Maio. «Sempre nos interessámos muito pela alimentação saudável e pesquisávamos muito sobre o tema. Para além disso, sempre quisemos ter um negócio próprio. Entretanto, começámos a perceber que havia cada vez mais pessoas com esta preocupação com a alimentação e que seguiam o mesmo regime alimentar que nós. Devido a essa necessidade individual, e dos outros também, surgiu a ideia em Março de 2016 de criar um espaço para snacks», conta Patrícia, cujo brilho no olhar denuncia a felicidade com que está a viver este projecto.

20091031-DSC_1020

20091031-DSC_1007

No início desta viagem, depararam-se com a difícil tarefa de encontrar um sítio em Lisboa com uma renda justa, mas em Outubro do ano passado encontraram finalmente o local perfeito para a sua Despensa N.6, alojada precisamente na porta número 6A da Av. Sacadura Cabral. Patrícia revela que, assim que viu o espaço, «foi amor à primeira vista» e que para dar vida ao projecto que idealizaram contrataram a Savvy, uma agência de publicidade, que se encarregou de desenvolver a marca, layout da loja e até o próprio nome.

20091031-DSC_1008

«Nós queríamos de passar o conceito do tempo dos nossos avós em que não havia conservantes, químicos, tudo era muito mais natural. Aqui procuramos que as pessoas sentiam-se em casa, e como também como temos a zona dos dispensadores, passou por aí: as pessoas sentirem que esta é a despensa delas», confidencia a jovem.

Mas nem só de imagem vale esta pastelaria. Aliás, chamar-lhe pastelaria é até um pouco redutor. Aqui não entra glúten (tem a certificação da Associação Portuguesa de Celíacos), açúcares refinados, conservantes nem ingredientes processados e tudo é confeccionado no local. As únicas farinhas utilizadas são aveia, côco, amêndoa, polvilho. E acredite: os produtos são realmente bons.

20091031-DSC_1016

20091031-DSC_1026

Nesta visita à Despensa provámos uma selecção de doces que, aqui que ninguém nos ouve, enganam muito boa gente que torce o nariz à comida saudável. O pão de aveia, polvilho e sementes de abóbora triturada é super saboroso e muito macio e as pastas que acompanham (cacau e avelã; amêndoa; avelã; cenoura e curcuma; hummus; tâmaras) são feitas com ingredientes verdadeiros. Comprova-se pelo sabor e pela textura densa mas muito agradável.

O cheesecake de frutos vermelhos com base de aveia é também muito bom, sem esquecer os muffins (de maçã e canela e limão) – absolutamente deliciosos. Para beber: chá verde com jasmim e limão e, uma sugestão da casa, kombucha. É feita no local através de um processo natural de fermentação do chá, daí o seu sabor mais ácido.

20091031-DSC_1031

20091031-DSC_1032

Estamos na era do brunch. A Despensa N.6 não foge a esta tendência e apresenta duas opções: duas fatias de pão com duas pastas, um muffin, ovos mexidos (biológicos), uma bebida e café (8,5€) ou crepe, parfait de iogurte, bebida, café e trufa (10,5€).
A vantagem desta refeição neste espaço é que não tem horário nem dias específicos. Um brunch às 18h de uma quinta-feira? Sim, aqui é possível.

A Despensa dispõe ainda de uma zona de venda de algumas sementes, frutos secos e granolas a granel, podendo levar os seus frascos e encher.

São tudo bons motivos para fazer uma visita à Despensa N.6. Passe por lá e comprove: a pastelaria pode ser deliciosa, mais saudável e sem culpas.

20091031-DSC_1010

20091031-DSC_1017

Fotografia por Mafalda Soares

Despensa nº 6

Av. Sacadura Cabral, 6A, Lisboa

Aberto de Terça-feira a Domingo das 9h às 19:30h



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This