Destaques Programação – 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Hoje inicia-se o ciclo de homenagem a um dos grandes nomes do cinema italiano, Ermanno Olmi, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com A Árvore dos Tamancos, um dos mais célebres filmes do realizador.

Quarta, 18, às 19h, a programação 8 ½ começa com uma homenagem a Lucio Dalla, um dos mais conhecidos intérpretes da canção popular italiana, com a exibição de Quijote, do realizador Mimmo Paladino, onde Dalla interpreta o papel de Sancho Pança. Esta sessão está inserida no cine-aperitivo e a exibição do filme é antecedida da projecção de uma selecção de videoclips do homenageado.

O colectivo de artistas plásticos e vídeo-artistas, Flatform, vai estar em Lisboa para conduzir uma masterclass, na quarta, 18 de Abril, às 21h45, no Espaço Nimas, antecedida pela projecção de seis vídeos representativos do trabalho inovador que têm desenvolvidos nos últimos anos. Esta sessão está inserida no cine-aperitivo.

E porque a Festa tem que partir para o Funchal, Coimbra, Guimarães e Porto, quinta é dia de encerramento!

A Sessão de Encerramento traz Emanuele Crialese, na quinta, 19 de Abril, às 21h30, ao Cinema Monumental. O realizador vem à 8 1/2 Festa do Cinema Italiano apresentar o seu mais recente filme Terraferma, premiado no Festival de Veneza 2011, candidato italiano aos Óscares de Melhor Filme Estrangeiro em 2012 e que descreve a Sicília migrante tornada hoje terra de acolhimento.

A Festa de Encerramento de 8 ½ acontece em dois espaços da cidade!

Na quinta, 19, 8 ½ Festa do Cinema Italiano convida o público a vir ao Espaço Nimas, a partir das 23h30, para assistir ao espectáculo ao vivo dos Frank Sent Us, um projecto audiovisual italiano onde a música é criada através de um explosivo mush up de sons, fragmentos e sequências cinematográficas tocadas como fossem verdadeiros instrumentos musicais.

A partir da 1h a Festa de Encerramento continua no Lux Frágil.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This