Dia Mundial do Teatro – Theatro Circo

“A Nona”, pela companhia galega “Teatro do Morcego”, é a comédia que o Theatro Circo acolhe a 26 (21h30) e 27 de Março (16h00) em contexto de evocação do Dia Mundial do Teatro, data que, este ano, é assinalada ainda com a reposição de “Último Acto”, pela Companhia de Teatro de Braga, sessões de leitura de textos dramáticos e um debate.

Da autoria de Roberto Cossa, dirigida na circunstância por Celso Parada, “A Nona” situa a acção numa família argentina de origem italiana, com uma avó (nona) de idade avançada que come sem parar enquanto o resto da família caminha para a ruína e procura os mais diversos caminhos para ganhar dinheiro (prostituição, mendicidade, mentira…).

Num momento de desespero, as personagens interpretadas por Miguel Pernas, Mundo Villalustre, César Goldi, Mónica Camaño, Miguel Varela, Elina Luaces e Iolanda Muíños começam por a tentar matar a “nona”… mas são os membros da família que vão acabando mortos nessas tentativas de pôr fim à avó. Isto até que, no final da história, resta apenas… a “nona”.

Uma semana dedicada ao teatro

Embora o Dia Mundial do Teatro aconteça apenas a 27 de Março, o Theatro Circo inicia já a partir desta terça-feira (22, 21h30) um vasto programa evocativo, composto pela reposição de “Último Acto”, trabalho dramático de Rui Madeira, Anna Langhoff e Alexej Schipenko.

Trata-se de uma peça que decorre durante um ensaio, próximo da estreia, a partir do momento em que o encenador é “visitado” pelo escritor/dramaturgo. Este deseja que aquele escolha dirigir um texto seu.

Estamos, assim, perante um retrato cruel e cómico sobre as relações de poder no teatro, um olhar descarnado sobre as práticas e a cultura teatrais e o entendimento ou desconhecimento que delas fazemos.

“Último Acto” é completado por “A Arte do Futuro”, de Alexej Schipenko, um texto onde também se fala de arte, de deus, da morte, do mundo, dos nossos desejos e medos.

O trabalho dramático apresentado pela Companhia de Teatro de Braga mantém-se em cena até 25 de Março, data em que o Theatro Circo recebe também a conversa/debate “O Teatro do Futuro” (22h30) com Alexej Schipenko, Anna Langhoff, Rui Madeira, Celso Parada e Nuno Carinhas.

A programação do Dia Mundial do Teatro, acção que este ano é desenvolvida no âmbito do programa “Odisseia” (Theatro Circo, Teatro Nacional São João, Centro Cultural Vila Flor e Teatro de Vila Real) é ainda complementada por duas sessões de leitura de textos dramáticos da autoria de Strindberg e Regina Guimarães & Saguenail (25, 18h30) e de Tchekov e Abel Neves (26, 18h30). Estas sessões decorrem no âmbito  da “Comunidade de Leituras Dramáticas” do projecto “Bragacult”.

Ingressos para “Último Acto” e “A Nona”, a 5 e 10 euros (para cada evento), disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt , na Bilheteira do Theatro Circo, nas lojas Fnac e nas estações CTT aderentes. Acesso gratuito ao debate “O Teatro do Futuro” e às sessões de Leitura de Textos Dramáticos.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This