DURAÇÕES DE UM MINUTO

A 5 de Novembro estreia a segunda criação própria do São Luiz nesta temporada: “Durações de um minuto”, um espectáculo de Clara Andematt e Marco Martins, estará em cena na Sala Principal até 28 de Novembro. Clara Andermatt e Marco Martins criaram “Durações de um minuto” (projecto inicialmente denominado Lisboa 1,26 / Contaminação). Neste espectáculo, em que se incluem actores, bailarinos e músicos de diferentes formações e idades, pensa-se e trabalha-se o tempo. O tempo como é vivido e experienciado. O palco transforma-se em cápsula, espaço isolado onde se perdem as referências temporais e onde, por essa mesma razão, o tempo se alarga e encolhe conforme cada um dos personagens o vive; um espaço onde se fazem experiências sobre o tempo e com o tempo.

O desafio de Jorge Salavisa dirigido aos dois criadores surgiu no sentido de cruzar áreas e experiências. Clara Andermatt e Marco Martins fizeram de Durações de um minuto um trabalho misto. Não é dança nem é imagem, são os olhares contaminados de uma coreógrafa e de um cineasta sobre uma temática comum. A escolha do ‘tempo’ como mote para o trabalho a desenvolver, surge de uma notícia de primeira página. Após o terramoto no Chile em Fevereiro de 2010 lia-se o seguinte cabeçalho: O eixo da terra deslocou-se e os nossos dias ficaram mais curtos em 1,26 micro-segundos.

A contaminação dos olhares e o resultado final passa também pelo elenco e pelos restantes criativos: o elenco, Luna Andermatt, Ana Diaz, Carla Maciel, Ivo Canelas, Nuno Lopes, Romeu Costa, Sam Louwyck, São Castro, Sofia Dias, Vítor Roriz, cujas idades variam entre os  24 e os 86 anos,  empresta à peça as suas experiências autobiográficas na construção desta narrativa sobre o tempo. Gonçalo M. Tavares é o responsável pelos textos que funcionam como ponto de partida para esta criação. Artur Pinheiro responde pelo espaço cénico e José Fortes pelo desenho de som que aqui se afirma como um elemento presente e interactivo não só face aos intérpretes como também face ao público.

Durações de um minuto estará em cena na Sala Principal de 5 a 27 de Novembro, de quinta a sábado às 21H00 e domingo, dia 28 de Novembro, às 17H30.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This