Erlend Oye

O último convidado da série DJ Kicks estará em Portugal no dia 13 de Maio para apresentar a sua selecção e muito mais...

O norte da Europa é um dos maiores pólos musicais Europeus que muito tem evoluído nos últimos anos em diversas áreas, desde o Rock mais pesado até aos ambientes mais electrónicos e harmoniosos.

A Noruega é um dos países que tem contribuído de uma forma muito activa para o desenvolvimento cultural da região, principalmente no que diz respeito à área electrónica onde nomes como os Röyksopp e Kings of Convenience surgem a encabeçar uma longa lista de projectos e artistas com grande notoriedade um pouco por todo o mundo.

Erlend Oye tem sido um dos nomes que tem levado o nome da Noruega um pouco por todo o mundo. Membro e fundador, juntamente com Erik Glambek, dos Kings of Convenience, Oye, natural de Bergen mas com residência em Berlim irá estar entre nós para mostrar ao vivo a sua selecção de temas para a prestigiada série DJ Kicks da editora !K7 no dia 13 de Maio no Lux.

Estávamos no ano de 1998 quando de uma forma um pouco inesperada surgem dois noruegueses que, através de duas guitarras e das suas vozes, criam um dos melhores álbuns do ano. “Quiet is the New Loud” é um exemplo intemporal de bom gosto e de uma harmonia e beleza sublimes, tendo tido o mérito de captar a atenção de toda a comunidade “chillout” para sonoriedades “não-electrónicas” e completamente acústicas. O álbum foi apresentado um pouco por todo o mundo e Portugal não foi excepção tendo a dupla actuado no festival Hype@Meco.

Depois de todo o sucesso como “King of Convenience”, surge uma oportunidade de ouro para fazer a transposição da acústica da banda para a electrónica das pistas de dança. Através da colaboração com os Röyksopp no álbum de estreia da banda, “Melody AM”, dando voz a dois dos mais emblemáticos temas, “Poor Leno” e “Remind Me”, que correram as rádios e televisões de todo o mundo, Oye provavelmente conseguiu atingir aquilo que sempre ambicionou e trabalhar directamente na música electrónica.

Depois de ter sido editado um disco de remisturas do álbum de estreia do duo, o projecto ficou em espera muito devido ao desejo de Erik Glambek de estudar psicologia, deixando caminho aberto a Erlend Oye para se aventurar num projecto seu, com o qual desejava exprimir aquilo que estava a sentir no imediato. Assim começou a sua viagem por dez países diferentes onde trabalhou com dez produtores diferentes, criando 10 temas igualmente diferentes compilados no seu primeiro álbum de originais.

”Unrest” é um álbum marcado pela electrónica, mas com uma grande preocupação pelo formato de canção pop. Neste álbum, Erlend Oye demonstra que pode ser um dos grandes songwriter’s da electrónica mundial. A grande diversidade de ambientes, que podem variar entre o electro e a pop, mostra o ecletismo da música Europeia e pretende evidenciar o som de cada país. O título do álbum demonstra isso mesmo, a necessidade de Oye não se prender a uma fórmula e estilo.

Através deste álbum, Erlend Oye deu início a uma nova fase da sua carreira musical como “singing DJ” tendo sido “convocado” para animar diversos clubes culminando com o convite da !K7 para ser o próximo músico a compilar a série DJ Kicks.

As dezoito faixas que compõem este disco mostram uma música cada vez mais virada para as pistas de dança, onde o house e o electro estão em plena harmonia mas nunca esquecendo as vocalizações “a capella” do próprio que são já uma imagem de marca muito forte e que ele executa na perfeição. Um disco inteiramente virado para as pistas de dança e que concerteza animará, e muito, o Lux no dia 13 de Maio quando por detrás do microfone e pratos estiver um caucasiano com uns óculos bem retro e um ar despreocupado e relaxado.

Um concerto a não perder num ano que está a ser de afirmação para este produtor norueguês que tem já confirmação assegurada no próximo álbum de DJ Hell a ser editado em breve e apresentado em Junho para o público português. Mas isso já é outra história e que fica para outra oportunidade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This