EXD’11 – Grandes protagonistas do pensamento cultural em Lisboa

Uma referência na programação, as Conferências de Lisboa realizam-se de 28 de Setembro a 1 de Outubro, no Cinema São Jorge. Ponto alto da Semana Inaugural da bienal de design EXD’11/LISBOA, e extremamente populares junto do público, as sete conferências estendem-se durante quatro tardes, com protagonistas do design, arquitectura e outras áreas de referência, que oferecem o seu contributo único como impulsionadores de produção cultural.

Dividem o palco profissionais estabelecidos e teóricos influentes de diferentes gerações, trazendo distintas abordagens e perspectivas culturais desde São Paulo a Seul, de Nova Iorque a Lisboa.

De entrada gratuita, a primeira conferência com o historiador, pensador e teólogo português Bispo Manuel Clemente, galardoado com o Prémio Pessoa em 2009, abre o programa no dia 28 de Setembro, abordando a ideia de “Useless” numa perspectiva histórica e filosófica.

No segundo dia das Conferências de Lisboa, 29 de Setembro, voltamos ao domínio do design, com Heather Shaw, directora do atelier Vita Motus, com um trabalho único na área do set design,  seguindo-se a superestrela Marcel Wanders, designer de produto e interiores, fundador e director de arte da Moooi, que raramente dá conferências para o grande público.

A dupla de designers gráficos Sulki & Min sobem ao palco a 30 de Setembro, trazendo o seu trabalho inovador e experimental desde a Coreia do Sul e na hora seguinte Fernando Brízio, designer de produto e figura seminal do design português, fala-nos sobre o seu processo projectual.

A fechar o programa, a 1 de Outubro, estarão em palco Michael Rock, fundador dos 2×4, um dos maiores estúdios de design gráfico norte-americanos, com clientes como a Prada e a OMA e a referência do design brasileiro Marcelo Rosenbaum, cujo trabalho vai desde os showrooms das lojas de luxo da Óscar Freire a projectos de design social com indígenas brasileiros, passando pela sua rubrica televisiva Lar Doce Lar, vista por milhões todas as semanas.

Data e Horário:

28 Setembro

16:00 – Bispo Manuel Clemente (entrada gratuita)

29 Setembro

15:00 – Heather Shaw

16:00 – Marcel Wanders

30 Setembro

15:00 -Sulki & Min

16:00 -Fernando Brízio

1 Outubro

15:00 – Michael Rock

16:00 – Marcelo Rosenbaum



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This