FESTAS DE LISBOA’14 | ABERTURA DIA 30 DE MAIO ÀS 22 HORAS NO ROSSIO

Na primeira noite das Festas de Lisboa’14, sexta-feira dia 30 de Maio às 22 horas, o Rossio vai transformar-se num mundo voador e colorido para reproduzir O último sonho do grande aventureiro Fernão Mendes Pinto. Para além das criações gigantes e voadoras de Plasticiens Volants, o espectáculo conta com a participação de Gisela João, do coro Molihua, e com outras surpresas.

As Festas de Lisboa’14 têm inicio no próximo dia 30 de Maio, às 22 horas, no Rossio, com um espectáculo performativo de rua que alia universos sonoros e visuais diversos. À plasticidade das criações gigantes dos Plasticiens Volants, juntam-se o Fado de Gisela João, o ritmo de Bambaram – baile de tina da Guiné e a delicadeza do coro Molihua (Jasmim).

O espectáculo, uma criação do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e da companhia francesa Plasticiens Volants, tem como base o grande tema que orienta as Festas de Lisboa deste ano: os 400 anos da publicação de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.

Ainda no dia 30 de Maio de manhã, damos início ao Andar em Festa, iniciativa que leva a criação artística ao espaço público e aos transportes colectivos de Lisboa. Na estação de comboios do Rossio, serão lançadas, pelas mãos de quatro actores, as primeiras malas, dentre as 40 que andarão de mão em mão ao longo de todo mês, fruto de um dos projectos vencedores do concurso de ideias para projectos artísticos nos transportes lançado pela EGEAC, o projecto Lisboa – A Mala, de Nuno Paulino, Artelier?.

Dia 1 de Junho, entre as 17 e as 22 horas, no Parque Tejo, a abertura das Festas de Lisboa’14 estende-se ao Dia S, um dia de boa disposição à beira-rio com música de Diego Miranda.

Tendo como ponto central o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, as Festas de Lisboa contam com mais de um mês de uma programação multidisciplinar e variada, de onde se destacam projectos como o já referido Andar em Festa; o Lisboa Mistura, que traz músicas do Mundo ao Largo do Intendente e ao Castelo de São Jorge; o Teatro das Compras, peças de teatro criadas para as lojas tradicionais da baixa pombalina; Castellers de Sants, onde uma gigante torre humana vai ser construída ao som de guitarras portuguesas; Festival Coral de Verão, que junta coros vindos de todo o mundo; iniciativas dedicadas ao Santo António, entre outros. Na última noite das Festas de Lisboa’14, o palco é do músico português Fausto Bordalo Dias.

 

A programação completa das Festas de Lisboa’14 pode ser consultada em www.festasdelisboa.com.

Imagens e programa editável disponíveis em www.festasdelisboa.com/imprensa.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This