FESTin abre inscrição para a segunda edição

O FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, abriu inscrição para a sua segunda edição. O evento vai decorrer do dia 26 de Abril a 1 de Maio, de 2011, no cinema São Jorge, em Lisboa. Os filmes selecionados concorrerão ao troféu “Nau”, nas categorias de Longa e curtas metragens, documentário ou ficção, decidido por um júri. Além disso, os curtas-metragens, também, passarão pelo crivo popular.

O FESTin, tem por intuito incentivar, divulgar e promover o desenvolvimento do cinema nos países de expressão lusófona, valorizando as origens históricas e culturais destas regiões. Busca, também, fortalecer as relações entre as pessoas que desenvolvem cinema nestes países. Para participar do FESTin, é preciso que o filme seja falado em língua portuguesa, produzido entre Janeiro de 2008 à Janeiro de 2011. Os filmes inscritos passarão por uma seleção.

A primeira edição do FESTin, aconteceu em Maio de 2010, também, no cinema São Jorge, um dos mais tradicionais da cidade de Lisboa. Contou com produções realizadas em todos os países que tem a língua portuguesa como oficiai, a saber: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor Leste. Houve, também, realizações de oficinas e debates entorno da promoção do cinema de Língua portuguesa. O Filme vencedor do troféu “Nau”, de 2010, foi o moçambicano “Terra Sonâmbula”, de Teresa Prata, baseado na obra homónima de Mia Couto, e o curta-metragem premiado foi o são-tomense “Kunta”, de Ângelo Torres.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This